Apesar de a área de cultivo estar a diminuir, cada português consome 88,6 quilos de batata por ano, valor que o setor pretende ver subir com a ajuda da Miss Tata
É um mercado que vale cerca de 95 milhões de euros em Portugal e pesa 20 milhões de euros nas exportações nacionais. A batata faz parte da alimentação dos portugueses e a PorBatata – Associação da Batata de Portugal quer promovê-la e aumentar o seu consumo.
Por ocasião das Jornadas Internacionais da Batata, nos próximos dias 3 e 4 em Alcochete, o Dinheiro Vivo entrevistou Sérgio Ferreira, presidente da PorBatata, que adiantou esperar desta iniciativa o relançamento da cultura da batata, a nível interno e externo.
Segundo o dirigente, serão dois dias de partilha de conhecimento. “O modelo misto, presencial e , permite termos participantes de qualquer parte do mundo, que podem interagir e contribuir para os debates que acreditamos que serão de grande qualidade”, explica Sérgio Ferreira.
O consumidor valoriza a batata?
A batata é atualmente um produto que o consumidor não diferencia, é quase visto como uma , o que é uma visão completamente errada. Além das diferentes variedades, a batata apresenta distintos patamares de qualidade, que devem ser reconhecidos e valorizados por isso. A diferenciação pode ser conseguida por calibre, pela uniformidade da batata, pelo aspeto, pela certificação do produto ou por marcas e comunicação que transmitam valores e confiança. É necessário que a produção mantenha o nível de qualidade, porque só isso nos permite valorizar o produto.
O que tem sido feito para a promover?
A PorBatata tem desenvolvido um caminho de criar uma identidade para a batata portuguesa. Com o lançamento da , pretendemos promover o consumo de […]