No último concurso, foram vendidas as 162 toneladas restantes de uma quantidade inicial de 380 000 toneladas de existências públicas de leite em pó desnatado, liquidando assim a totalidade das existências compradas e geridas pela Comissão.
Na sequência da crise do mercado do leite e dos produtos lácteos que afetou os produtores da UE com preços mais baixos em 2015-2016, a Comissão Europeia adquiriu por intervenção pública, entre 2015 e 2017, um total de 380 000 toneladas de leite em pó desnatado. O objetivo era estabilizar o mercado e apoiar os rendimentos dos agricultores.
A partir do final de 2016, a Comissão iniciou um processo de concursos públicos mensais e, mais tarde, bimensais, a fim de vender progressivamente aqueles produtos no mercado, sem lhe causar perturbações.
Phil Hogan, Comissário com o pelouro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, declarou: «A venda das existências públicas remanescentes de leite em pó desnatado encerra um capítulo. A liquidação das existências, sem impacto no preço do leite em pó desnatado, recompensa a paciência e a gestão prudente que a Comissão mostrou em todas as fases do processo, desde 2015. As ações da Comissão traduziram-se no aumento dos preços e na estabilidade do mercado. Uma vez mais, a Comissão Europeia demonstrou o seu empenho no apoio aos agricultores europeus, bem como a sua solidariedade, em tempos de crise. Comprova-se assim a necessidade e a eficácia dos instrumentos da política agrícola comum. Os instrumentos certos agiram como uma rede de segurança vital num período de perturbação significativa do mercado; a sua intervenção adequada e atempada permitiu garantir a viabilidade de centenas de milhares de produtores de leite europeus.»
Dois anos e meio após o primeiro concurso, as existências públicas foram liquidadas e o preço do leite aumentou de forma significativa, passando de 26% por quilograma no verão de 2016 para 34% por quilograma em maio de 2019.
Os pormenores do processo de concurso estão documentados em linha, no portal do Observatório do Mercado do Leite. Com a venda das últimas 162 toneladas, foram liquidadas na íntegra as 380 000 toneladas iniciais leite em pó desnatado e todos os 14 Estados-Membros que o armazenavam em nome da Comissão conseguiram liquidar as suas existências.
Mais informações
Ficha informativa «Gestão do mercado dos produtos lácteos da UE no período de 2014-2019»