Mercadona

Mercadona aposta no mercado nacional e quer continuar a abrir 10 lojas por ano

Empresa retalhista espanhola já tem 39 espaços no nosso país e quer manter a rota expansionista. Para este ano prevê a inauguração de um centro de formação em Lisboa e aumentou os salários para poder ser competitiva no mercado português.

Abriu a primeira loja em Portugal em 2019 e desde então tem crescido ao ritmo de 10 novos espaços por ano. Orgulha-se de oferecer a todos os seus colaboradores contratos sem termo desde o primeiro dia e quer continuar a alargar a sua presença em território nacional.

A espanhola Mercadona tem já 39 supermercados no nosso país, sendo que as aberturas mais recentes aconteceram, em 2022, no centro-sul do país (Setúbal, Montijo, Santarém, Caldas da Rainha e Oeiras).

Para a abertura destas lojas, a empresa investiu 35 milhões de euros na sua construção e criou 400 novos empregos que representaram um investimento de 1,2 milhões de euros em formação. Para este ano, a marca perspetiva consolidar o seu plano de expansão e conseguir 10 novas aberturas de loja, assim como continuar com os trabalhos de construção do bloco logístico de Almeirim.

A empresa pretende continuar a expandir-se na zona centro-sul, com um especial enfoque no distrito de Lisboa, embora a abertura de uma loja na cidade não esteja, para já, nos planos da Mercadona.

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, a diretora de Relações Institucionais da Mercadona, Inês Santos, escusou-se a divulgar a quota de mercado e o volume de vendas que a empresa alcançou em Portugal, embora tenha revelado que, em 2021, a quota era de 3%.

“Valor que antevemos que tenha subido após as 10 aberturas de 2022, incluindo no Montijo e em Oeiras, lojas que têm batido recordes de vendas”. Paralelamente, a empresa atualizou os salários, em linha com o aumento da inflação e acelerou a progressão salarial. Inês Santos explicou que estas medidas se prendem com a necessidade que a empresa tem de contratar um volume elevado de colaboradores, devido à sua expansão e, ao mesmo tempo, ser competitiva no mercado.

“Quanto mais motivados e satisfeitos estiverem os nossos colaboradores, mais a Mercadona avança”, Inês Santos, diretora de Relações Institucionais da Mercadona.

Aumentos salariais

“Recentemente adotámos medidas que acreditamos que nos permitem ser competitivos e oferecer boas condições a toda a equipa: aumentámos o salário de entrada para os operadores em 11% e a isso somámos a atualização dos salários de todos os colaboradores de acordo com o IPC (Índice de Preços no Consumidor) de dezembro (9,6%)”, disse Inês Santos.

Assim, um colaborador que inicie funções agora na Mercadona vai auferir de um salário de entrada de 13 601 euros anuais, 28% acima do salário mínimo português. Acrescem ainda os subsídios de alimentação […]

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