
Pelo quinto ano consecutivo, a cadeia de supermercados Mercadona marca presença na Feira Nacional de Agricultura (FNA), numa participação que inclui a iniciativa “Cozinha com a Mercadona”, dinamizada pela chef Tia Cátia, e outras acções de degustação com produtos nacionais. Tal como nas edições anteriores da FNA em que participou, a Mercadona está inserida no espaço “Portugal sou eu” (iniciativa do Ministério da Economia que visa a valorização da produção nacional), situado na Nave A do Centro Nacional de Mercados e Exposições Agrícolas (CNEMA), em Santarém.
A iniciativa “Cozinha com a Mercadona” consiste em acções de showcooking, focadas num conjunto de receitas «criadas em parceria com a chef Tia Cátia». Para a 61.ª edição da Feira Nacional de Agricultura (certame que decorre de 7 a 15 de Junho no CNEMA), a cadeia de supermercados também convidou fornecedores nacionais de carne, queijos e enchidos para estarem presentes no stand com degustações dos seus produtos, os quais estão disponíveis nas lojas Mercadona em território nacional.
Segundo a empresa, a FNA é «um dos mais relevantes eventos do sector agrícola português», que «representa uma oportunidade privilegiada de contacto com o sector e com a sociedade em geral». «A Mercadona volta a estar presente na Feira Nacional de Agricultura, que hoje consideramos ser um marco nacional e que nos ajuda a mostrar aos Chefes (clientes) e Sociedade o nosso compromisso e aposta com a produção nacional. Nestes últimos cinco anos somámos mais de 4.500 milhões de euros em compras e também temos vindo a consolidar a parceria com os diversos Interfornecedores Especialistas de Norte a Sul de Portugal, e inclusive ilhas», salienta Pedro Barraco, director de Cadeia Agroalimentar da Mercadona.
A empresa sublinha que, «ainda antes de abrir a primeira loja em Portugal», já apostava em produtos nacionais, desde frutas e legumes até à padaria, «pelo que, ao longo dos últimos cinco anos, tem vindo a reforçar essa mesma aposta e criando a oportunidade de exportação de vários produtos nacionais além-fronteiras». A cadeia de supermercados também assinala que «reafirma o seu compromisso com o sector agroalimentar nacional, através de uma estratégia baseada na estabilidade, produtividade e planificação».
«Em 2024, a Mercadona comprou 1.400 milhões de euros a fornecedores portugueses, o que representa um crescimento de 19% face ao ano anterior, reforçando um modelo de crescimento sustentável e partilhado. Legumes, frutas, carne, lácteos, charcutaria tradicional e azeite são alguns dos produtos de origem nacional disponíveis nas mais de 60 lojas da empresa em Portugal», indica a empresa. Os horários da programação do stand da Mercadona podem ser consultados aqui, onde encontra também as receitas que aí vão estar em destaque.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.