A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, homologou hoje quatro projetos para a reabilitação e modernização de regadios coletivos tradicionais, nos concelhos de Vale de Cambra, Viseu e Vinhais.
No concelho de Vale de Cambra, o projeto é promovido pela Junta de Agricultores de Cavião e visa a reabilitação do regadio tradicional de Cavião, beneficiando uma área de 35 hectares e 141 beneficiários. Prevê uma poupança de água superior a 20% e terá um investimento de 160.840 euros.
No concelho de Viseu, o projeto é promovido pela Junta de Freguesia de Bodiosa e tem como objetivo a modernização do sistema de regadio da Poça da Presa. Irá beneficiar uma área de 7 hectares e 26 beneficiários, passando de um sistema de gravidade para um sistema de rega de pressão, o que aumentará a eficiência da utilização da água. O montante total do investimento aprovado é de 74.354 euros.
Já no concelho de Vinhais foram homologados dois projetos. Um deles é promovido pela Junta de Agricultores de Vila Verde e visa a reabilitação do regadio tradicional de Vila Verde. Irá beneficiar 36,69 hectares e 38 beneficiários e prevê-se que permita uma poupança de água de cerca de 50%, sendo o montante total do investimento aprovado de 129.272 euros. O outro projeto é promovido pela Junta de Agricultores de Santa Cruz, com vista à reabilitação do regadio tradicional de Santa Cruz, e tem uma área beneficiada de 24,10 hectares e 39 beneficiários. Também neste caso se prevê uma poupança de água de cerca de 50%, sendo o montante total do investimento aprovado de 93.636 euros.
“O regadio público coletivo, eficiente e sustentável, tem sido, desde sempre, uma prioridade para o Governo, dado o seu papel fundamental para que a agricultura portuguesa continue o caminho da modernização, desenvolvimento e competitividade, e estes quatro projetos vêm refletir isso mesmo”, explica a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Com um montante total de investimento de 458 mil euros, os projetos hoje homologados são financiados a 100% no âmbito da Operação 3.4.2 “Melhoria da eficiência dos regadios existentes”, do PDR2020.