- O Ministério da Agricultura pagou, a título de adiantamentos, no âmbito do Pedido Único 2020, 552,8 milhões de euros aos agricultores portugueses. Estes pagamentos foram feitos por forma a responder aos impactos da pandemia COVID-19 e minimizar os seus efeitos. Assim:
a- Em agosto foram pagos 110 milhões de euros, o que aconteceu pela primeira vez em 10 anos. Estes valores corresponderam ao adiantamento de 67 milhões de euros na medida de apoio à Manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas, de 31 milhões de euros na medida de apoio à Produção Integrada e de 11 milhões de euros na medida de apoio à Agricultura Biológica.
b- Em outubro foram pagos 420 milhões de euros que corresponderam a adiantamentos das Ajudas Diretas, Apoio às Zonas Desfavorecidas e Medidas Agro-ambientais. Estes pagamentos ficaram concluídos ontem, dia 10 de novembro, com o pagamento de mais 22,8 milhões de euros, relativos à segunda tranche da medida M7.2 – Produção Integrada.
- O Ministério da Agricultura vai efetuar um novo pagamento, a título de adiantamento, até 30 de novembro da medida Rede Natura, no valor de 10 milhões de euros e dos prémios à Florestação das Terras Agrícolas no valor de 7,5 milhões de euros.
- Até 31 de dezembro vão ser pagos aos agricultores portugueses mais de 380 milhões de euros no âmbito das Ajudas Diretas e do Desenvolvimento Rural.