Ministério da Agricultura reforça apoio à promoção do setor vinícola em 4 ME

O Ministério da Agricultura vai aumentar em quatro milhões de euros a dotação orçamental comunitária referente aos projetos submetidos no âmbito do concurso de apoio à promoção de vinhos, adiantou a tutela, em comunicado.

Assim, de acordo com o Governo, este apoio à promoção é destinado a mercados de países terceiros.

“Esta medida comunitária, aplicada por Portugal no quadro do programa nacional de apoio ao setor vitivinícola, contabilizou para o ano de 2021 uma intenção de investimento superior à dotação do aviso de abertura do concurso”, explicou o Ministério.

Por isso, “e de forma a garantir a elegibilidade das ações de promoção das candidaturas submetidas no Concurso n.º 1/2021, o Ministério da Agricultura reforçou a dotação comunitária de seis milhões de euros para 10 milhões de euros”, lê-se no comunicado.

O Ministério revelou ainda que “o mês de abril de 2021 registou, à semelhança do mês de março, um comportamento muito positivo para as exportações nacionais em volume, valor e preço médio, concluindo-se o mês com +28,6%, +31,4% e +2,2% respetivamente”, lê-se na mesma nota, que acrescenta que, em comparação com abril de 2020, “Portugal registou um aumento de 27,6% em volume, de 30,7% em valor e de 2,4% no preço médio”.

De acordo com a tutela, “para este impacto positivo contribuíram, de forma mais significativa, os mercados dos Estados Unidos, França e Alemanha”, destacando ainda o “mercado do Canadá, Bélgica, Países Baixos e Suíça, que registaram um crescimento nas vendas, em valor e no preço médio”.

Citada na mesma nota, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, disse que “a promoção dos vinhos de Portugal em mercados de países terceiros tem sido fundamental para o comportamento positivo das exportações nacionais, inclusive no contexto de pandemia, sendo de destacar o desempenho das exportações do vinho certificado no mês de abril, segundo os últimos dados do INE”.

Ministério da Agricultura reforça dotação comunitária do Programa Nacional de Apoio ao setor Vitivinícola


por

Etiquetas: