Ministra da Agricultura e eurodeputados debatem setor na região do Douro

A Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu efetuou esta semana uma visita de trabalho ao Douro para conhecer de perto a competitividade do setor agrícola da região. O roteiro da deslocação levou os eurodeputados a visitarem diversas quintas, adegas e empresas do setor frutícola.

Acompanhada pelos presidentes de Câmara de Lamego e Tarouca, a Comissão do Parlamento Europeu também se encontrou com a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. O encontro de trabalho, realizado na sede da empresa “Murganheira”, serviu para abordar a importância da agricultura na competitividade nacional, na coesão territorial e na soberania alimentar.

Também marcaram presença os Presidentes do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (Gilberto Igrejas) e da Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa (José Pereira).

“A agricultura é um dos principais motores económicos de Lamego e da região do Douro. Esta visita assumiu, por isso, uma importância capital num momento em que o setor vive uma rápida transformação, que obriga os nossos agricultores e empresas a adaptarem-se, devido por exemplo às alterações climáticas e à necessidade de uso racional da água. Esta iniciativa permitiu ainda conhecer algumas boas práticas levadas a efeito pelas empresas da região”, afirma o Presidente Francisco Lopes.

Recorde-se que, recentemente, a Comissão Europeia (CE) aprovou o primeiro pacote de planos estratégicos da PAC para sete países, entre os quais Portugal. A União Europeia pretende tornar o setor primário mais inovador, resiliente e sustentável.

A visita da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu ao Douro foi dinamizada pelos eurodeputados Álvaro Amaro (PSD) e Isabel Carvalhais (PS).

O artigo foi publicado originalmente em CM Lamego.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: