vaca mirandesa

Mirandela paga custos da vacinação animal aos produtores de gado

A Câmara de Mirandela vai pagar a totalidade das despesas com a vacinação animal aos produtores deste concelho do distrito de Bragança com um apoio a rondar os 30 mil euros, divulgou hoje a autarquia.

A medida aplica-se já ao ano em curso e irá “apoiar financeiramente a totalidade das despesas com a vacinação de pequenos e grandes ruminantes” com “uma majoração de 20% para animais de raças autóctones”.

A presidente da Câmara, Júlia Rodrigues, esclarece que “esta medida de apoio ao fomento da produção pecuária no concelho de Mirandela surge como um contributo para amenizar os efeitos da pandemia de covid-19”.

Segundo a autarca, as consequências das medidas de contenção “resultaram na redução da venda de animais para abate em virtude do encerramento de muitos estabelecimentos de restauração”.

Os produtores podem candidatar-se, segundo informa o município em comunicado, a de 03 de maio, a esta medida municipal que estima abranger um total de “cerca de 17 mil ovinos e caprinos e 700 bovinos”.

O investimento por parte da autarquia “rondará os 30 mil euros em 2021” e destina-se a suportar os custos que os produtores têm com as ações de profilaxia médica e sanitária de rastreio da tuberculose bovina e da brucelose bovina, ovina e caprina, determinadas pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

“A concessão de apoio financeiro aos produtores pecuários centra-se na produtividade e na sensibilidade dos produtores mirandelenses para a importância do cumprimento das regras de saúde pública e saúde animal, mas também no bem-estar e na aplicação de boas práticas agrícolas e ambientais”, justifica o município.

O apoio financeiro anual aos produtores de bovinos, ovinos e caprinos foi fixado em 12 euros por animal para bovinos adultos, seis euros por animal para bovinos jovens e 1,5 euros por animal para ovinos e caprinos.

Estes montantes “serão ainda majorados em 20% para animais de raças autóctones, desde que comprovadamente se encontrem inscritos no respetivo Livro Genealógico e Registo Zootécnico”, indica a autarquia.

Com este apoio, o município transmontano propõe-se “também dar um novo impulso à fixação e rejuvenescimento dos produtores, à dinamização da atividade económica, ao desenvolvimento local e coesão territorial, bem como assegurar a continuidade da defesa da saúde e da salubridade pública”.

As candidaturas a este apoio poderão ser efetuadas no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) do município de Mirandela ou na Unidade Móvel de Atendimento ao Munícipe.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.122.150 mortos no mundo, resultantes de mais de 147,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.970 pessoas dos 834.991 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Câmara de Mirandela apoia produtores pecuários suportando custos de vacinação animal


por

Etiquetas: