- Marca coletiva da batata portuguesa criada pela Porbatata vai marcar presença, hoje, no programa da RTP.
- Marca foi criada pela Porbatata – Associação da Batata de Portugal, para promover a batata portuguesa
A Miss Tata, marca coletiva que representa a batata portuguesa, vai estar em destaque, amanhã, na RTP1 no programa MasterChef.
Criada pela Porbatata, Associação da Batata de Portugal, para promover este produto estrela da gastronomia nacional, a Miss Tata será protagonista num dos desafios do prestigiado concurso de culinária, um dos maiores do mundo.
“Esta participação no programa MasterChef é uma oportunidade para chegar a mais consumidores e incentivar o consumo de um produto nacional, produzido em todo o país e de qualidade reconhecida. A Miss Tata representa a batata portuguesa e é um incentivo para que os portugueses escolham produtos nacionais, próximos e cheios de sabor”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.
Além do episódio desta noite, a Miss Tata também irá marcar presença no MasterChef dia 25 de dezembro, Dia de Natal.
Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano. Em Portugal, produz-se batata em todas as regiões, com destaque para Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. No total, a área ocupada pelo cultivo deste alimento totaliza 22 mil hectares e a produção média atinge perto de 500 mil toneladas anuais.
No que toca às exportações, em 2020, as vendas de batata portuguesa para os mercados internacionais somaram mais de18 milhões de euros.
A Porbatata tem em curso um projeto de Promoção da Batata Portuguesa em mercados internacionais. Este projeto é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e prevê um investimento global de 352.988 euros, financiado em 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Vídeo e imagens aqui.