Marca coletiva criada pela Porbatata, Associação da Batata de Portugal vai marcar presença na Fruit Logistica em Berlim, entre 5 a 7 de abril
A Miss Tata está de malas feitas para viajar até Berlim já na próxima semana. Entre 5 e 7 de abril a marca coletiva da batata portuguesa vai marcar presença na Fruit Logistica 2022, um dos principais eventos internacionais do setor onde são esperados mais de 72 mil visitantes de todo o mundo.
Criada pela Porbatata, Associação da Batata de Portugal, para promover a batata portuguesa dentro e fora do mercado nacional, a Miss Tata estará representada através de um stand (nºC-09) localizado no pavilhão 5.2. Esta é mais uma iniciativa inserida no projeto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, que conta com o apoio do Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e prevê um investimento global de 352.988 euros, financiado em 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
“Sabemos que produzimos bem e com qualidade. Sabemos também que temos capacidade de aumentar a produção. Estamos, assim, a apostar na promoção da nossa batata e na sua diferenciação face à concorrência para tornar a fileira mais forte e atrair o interesse de potenciais clientes. A presença em Berlim é, por isso, uma ação muito importante no projeto que temos em curso”, destaca Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.
As exportações de batata somaram mais de 17,5 milhões de euros em 2021e a União Europeia foi o principal cliente (91%). Espanha (8 milhões de euros) e França (4,5 milhões de euros) foram os maiores compradores de batata portuguesa, representando respetivamente 46% e 26% do total do valor exportado. O ano passado a Alemanha importou perto de 750 mil euros de batata nacional.