MISSÃO RAMbo 2025 reuniu comunidade, voluntários e parceiros numa caminhada pela Saúde

A primeira edição da Missão RAMbo, integrada na campanha WAAW 2025 do projeto PRR HubRAM e promovida pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), decorreu no passado domingo no Anfiteatro Keil do Amaral, no Parque Florestal de Monsanto, reunindo dezenas de participantes numa caminhada de 5,4 km dedicada à sensibilização para a Resistência aos Antimicrobianos (RAM), um dos maiores desafios de saúde pública global.
Com o mote “Tu és o Herói. O Caminho é a Prevenção. A Arma é o Conhecimento.”, a Missão RAMbo convidou cada participante a assumir o papel de protagonista, o “herói” informado que combate a RAM através da prevenção, do uso responsável de antimicrobianos e da disseminação de boas práticas.
Uma parceria One Health que uniu Saúde, Ambiente e Comunidade
A Missão RAMbo foi organizada em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. O Departamento de Desporto e a Casa dos Animais foram parceiros desde a primeira hora para este desafio. Em simultâneo com a estreita colaboração da Divisão de Gestão do Parque Florestal de Monsanto e da Sensibilização Ambiental a iniciativa RAMbo foi simultânea às comemorações dos 91 anos do Parque Florestal de Monsanto e do Dia da Floresta Autóctone, promovidas pela da Câmara Municipal de Lisboa.
A integração das duas iniciativas reforçou de forma exemplar o princípio One Health, demonstrando que a proteção da saúde ambiental, animal e humana é inseparável. As atividades paralelas, caminhadas, plantações, ações educativas e de ligação à natureza, criaram uma experiência conjunta que valorizou este compromisso partilhado.
Jovens voluntários deram força à Missão
A DGAV destaca a notável participação de jovens voluntários, provenientes de várias associações de estudantes e associações de saúde, que contribuíram com entusiasmo, energia e espírito de missão. A sua presença demonstrou o crescente interesse das gerações mais novas no combate à RAM e na promoção de estilos de vida saudáveis e informados.

Parceiros que tornaram a missão possível
A DGAV agradece, em especial:
- Câmara Municipal de Lisboa, pelo apoio institucional e logístico
- Casa dos Animais de Lisboa, pela colaboração e presença no terreno
- Lisboa Ativa, pelo envolvimento na dinamização local
- Todas as equipas técnicas, entidades parceiras e voluntários que contribuíram para o sucesso do evento
- APIFVET (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários), pelo apoio e colaboração na concretização da iniciativa
Cada contributo contou. Cada gesto fez a diferença.
Um início promissor
Esta iniciativa inédita, a Missão RAMbo superou expectativas, promovendo conhecimento, mobilização comunitária e contacto com a natureza. Este foi o pontapé de saída, para que continuemos reforçando a caminhada coletiva para uma sociedade mais consciente, resiliente e protegida contra a resistência aos antimicrobianos.
🤝 Agradecemos a todos os que participaram na Rota pela Saúde: Missão RAMbo! Pequenos passos, grandes conquistas.
REMINDER: Todos podemos ser heróis na luta contra a RAM!

#AMR #RAM #WAAW2025 #beaRAMbo #MissaoRAMbo #RotaPelaSaude
26 de novembro, 2025
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.
