O Bacalhau Riberalves foi distinguido pelo MSC – Marine Stewardship Council com o Prémio Mar Para Sempre Marca Líder em Pesca Sustentável. Esta distinção vem reconhecer o Bacalhau Riberalves como a marca de produtos de pesca com “maior número de referências e volume de produtos com o Selo Azul MSC comercializados em Portugal”.
Ricardo Alves, administrador da Riberalves, destaca a relevância da distinção. “Este prémio vem reconhecer o compromisso da Riberalves com as melhores práticas de sustentabilidade na pesca e no processo do bacalhau de cura portuguesa. Ao submetermos toda a gama de produtos Bacalhau Riberalves às normas de certificação do MSC – Marine Stewardship Council, não apenas estamos a contribuir para o futuro de uma espécie fundamental, em particular, para a identidade gastronómica portuguesa, como também estamos a apelar a uma responsabilidade comum, de defesa do Planeta e dos ecossistemas”.
O anúncio do prémio foi realizado esta quinta-feira, dia 14 de novembro, na 1ª edição Prémios Mar Para Sempre 2024, que teve lugar em Lisboa, no Palácio Rocha do Conde D’Óbidos. O evento integra-se nas comemorações da IV edição da Semana #MarParaSempre, que decorre até 17 de novembro, sob o lema ‘As Tuas Escolhas, o Nosso Futuro’; coincide ainda com o Dia Nacional do Mar (16 de novembro) e antecede o Dia Mundial da Pesca (21 de novembro),
Alberto Garazo, Senior Commercial Manager Spain & Portugal do MSC, enquadrou a relevância da atividade Riberalves na atribuição do prémio. “Para esta empresa, a questão da sustentabilidade é um dos pilares que norteia toda a sua atividade. O seu produto tem origem em peixe 100% selvagem e a importância e valor desta proteína, crucial para milhões de consumidores nos mais diversos mercados, só podem ser assegurados através da uma pesca sustentável, capaz de defender a manutenção e futuro da espécie. Atualmente, é umas das empresas que mais processa bacalhau no mundo e para o programa do MSC é uma marca e fornecedor líder mundial de bacalhau certificado MSC”.
O Bacalhau Riberalves está submetido à certificação MSC – Marine Stewardship Council desde 2010. Este organismo, sem fins lucrativos, estabelece padrões reconhecidos a nível mundial para a pesca sustentável e a cadeia de abastecimento de produtos do mar. Pescarias que representam 19% das capturas marinhas selvagens do mundo estão envolvidas no programa de certificação do MSC.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.