A partir do meio da tarde de dia 28 de outubro, quinta-feira, prevê-se uma alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal Continental. O tempo seco e ameno dos últimos dias, dará lugar a tempo chuvoso, a uma descida da temperatura máxima e a uma subida da temperatura mínima, entre os dias 28 e 31 de outubro.
A região anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Ocidental, irá enfraquecer, e permitir a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria nos dias 28 e 29 e a influência de uma massa de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, transportada latitudinalmente, num padrão usualmente conhecido como ‘rio atmosférico’, durante o fim-de-semana. Esta situação meteorológica, irá originar precipitação em todo o território, e tem potencial para produzir chuvas persistentemente fortes, em especial no litoral Norte e Centro no dia 29 e no Centro e Sul, onde os impactos poderão ser mais significativos, durante o fim-de-semana. Existe, no entanto, ainda alguma incerteza em relação à localização das maiores quantidades de precipitação, recomendando-se o acompanhamento das atualizações do comunicado e das previsões durante os próximos dias.
O vento do quadrante sul, irá aumentar de intensidade, em particular nas terras altas e na faixa costeira onde soprará temporariamente forte e com rajadas.
Salienta-se ainda o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional.
Este comunicado será atualizado diariamente, pelas 17:30 horas locais.
Recomenda-se o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias consultando:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/
Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar: