A Câmara Municipal de Castelo Branco prestou homenagem pública ao jovem atleta José Freire, de 11 anos, pelos resultados de excelência alcançados no âmbito do Desporto Escolar, da época desportiva 2024/2025, na modalidade de boccia, na categoria individual I1(jogador de cadeira de rodas com calha), onde recentemente se sagrou Campeão Nacional.
Aluno da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco, José Freire pratica boccia em cadeira de rodas, com recurso a calha. Como forma de apoiar o seu percurso desportivo e incentivar a prática da modalidade, a Câmara Municipal disponibilizou-se, durante a cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Município, a adquirir uma calha desportiva para o jovem atleta.
Durante a sua intervenção, o jovem atleta recordou que a vitória foi “difícil de ganhar” e agradeceu à sua equipa técnica, em particular ao treinador Pedro Pires e à psicóloga Raquel Correia.
Na ocasião, o treinador Pedro Pires enalteceu o trabalho diário do jovem atleta e sublinhou o simbolismo da atribuição do cartão branco, aquando da cerimónia de entrega de medalhas realizada em Matosinhos, afirmando: “É a demonstração máxima do Desporto Escolar: promover atletas, promover ganhar e perder, mas acima de tudo promover atitudes.”
O cartão branco, introduzido em Portugal em 2018 pelo Plano Nacional de Ética no Desporto do IPDJ, tem vindo a ser adotado em diversas modalidades, com o objetivo de reconhecer atos de “fair play”, o espírito desportivo e a ética no desporto.
O Presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues, felicitou o atleta e toda a comunidade escolar da APPACDM de Castelo Branco, na pessoa da sua presidente Maria de Lurdes Pombo, e sublinhou que José Freire representa um exemplo de superação, mérito e inspiração para todos: “Todos devemos ter as mesmas oportunidades. A homenagem que hoje prestamos ao jovem atleta José Freire é uma forma de homenagear todos os atletas das instituições que participam em competições de desporto”.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.