Município de Moura testa sistema inovador para reduzir água em regas

A Câmara de Moura, no distrito de Beja, começou hoje a testar um sistema inovador com o objetivo de reduzir os volumes de água consumidos com regas de espaços verdes públicos relvados.

Em comunicado, o município refere que é um dos primeiros municípios em Portugal a testar o sistema e num ensaio no relvado situado na Praça Sacadura Cabral, na sede de concelho, com uma área total de cerca de mil metros quadrados.

O sistema usa uma tecnologia inovadora denominada “DryJect”, apresentada por uma empresa portuguesa e que combina o arejamento dos solos com a injeção de poliacrilatos de potássio, o que “promove a retenção de água ao nível das raízes, permitindo a disponibilização desta de acordo com as necessidades das plantas”.

Para testar o sistema, vão ser reduzidas para metade as regas semanais e monitorizada a evolução e o comportamento do relvado, explica o município, indicando que, em função da avaliação dos resultados obtidos, irá ponderar o alargamento da aplicação da tecnologia a outros espaços verdes do concelho.


por

Etiquetas: