Publicado em: 18 de Fevereiro, 2025
Objetivo é aumentar a eficácia da comunicação autárquica
Depois do lançamento do jornal “Óbidos”, que marcou o regresso da comunicação regular em papel do município após a interrupção da publicação da revista “Rio”, a Câmara Municipal de Óbidos reformulou o site de notícias da autarquia, que evolui do www.obidosdiario.com para o www.obidos.pt, e criou um canal de WhatsApp, com o intuito de oferecer um serviço informativo mais eficaz e acessível à população.
A partir deste mês de fevereiro, o www.obidos.pt funcionará como o agregador de conteúdos noticiosos do município, preservando o arquivo de notícias do www.obidosdiario.com, que foi descontinuado, ao mesmo tempo que apresenta ligações diretas ao site institucional da autarquia, que se mantém disponível em www.cm-obidos.pt. O novo website apresenta um design moderno, que visa melhorar a experiência do utilizador em dispositivos móveis.
“O equilíbrio entre o papel e o digital é fundamental para uma comunicação eficaz e inclusiva nos dias de hoje. O papel continua a ser um meio importante para servir parte da nossa população, daí a opção pela publicação de um jornal trimestral, enquanto o digital oferece uma vasta gama de possibilidades para disseminar informação de forma rápida, interativa e atualizada”, sublinha o presidente do município de Óbidos.
Para Filipe Daniel, a combinação entre papel e digital permite “chegar a diferentes faixas etárias e perfis de cidadãos, garantindo que todos possam acompanhar as notícias e serviços essenciais de forma conveniente e acessível, independentemente das suas preferências ou recursos tecnológicos”.
De resto, a criação do canal de WhatsApp tem como principal objetivo a partilha de informação útil aos munícipes e visitantes, permitindo melhorar a comunicação relativa a eventos, alertas de alterações de trânsito ou interrupções na prestação de serviços como o abastecimento de água, além de notícias sobre o concelho.
“O WhatsApp é, neste momento, a maior plataforma de messaging a nível global, pelo que a criação deste canal permite-nos estar mais próximos das populações”, explica o autarca, notando que este canal, além de respeitar as normas do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), funcionará como “um complemento aos restantes recursos de que o município dispõe para comunicar, aumentando, desta forma, a eficácia da comunicação autárquica”.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.