O executivo municipal são-brasense entregou esta terça-feira, 14 de janeiro, um voto de louvor à Associação Alerta para Incêndio Florestal que, desde 2016, de forma exemplar na região, apoia os bombeiros algarvios, com bens e mantimentos assim como equipamentos de proteção para o combate aos incêndios.
Só em 2024, esta associação. composta por um grupo de voluntários que trabalha incansavelmente em prol dos soldados da paz, doou ao Corpo de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel mais de 6.000,00 euros, um contributo muito importante para que a corporação tenha as condições necessárias ao exercício da sua missão Humanitária.
A presidente da Associação Alerta para Incêndio Florestal, Deborah Burton, teve recentemente a ideia de usar o site oficial da Proteção Civil para rastrear incêndios florestais no Algarve e publicá-los numa página do Facebook, de uma forma mais acessível para a população, muito em especial as comunidades estrangeiras no Algarve, poder acompanhar. Uma ideia simples que fez nascer uma grande ação de solidariedade.
Assim nasceu esta associação que, desde 2016, se dedica intensamente a arrecadar fundos para todas as corporações e a sensibilizar para a importância dos soldados da paz, num trabalho que já mereceu o reconhecimento internacional.
Em 2019, Deborah Burton recebeu a Medalha do Império Britânico de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, em reconhecimento pelas suas conquistas em apoio às comunidades locais e expatriadas no Algarve.
Em sinal de reconhecimento do trabalho, entrega e generosidade da Associação Alerta para Incêndio Florestal, associando-se à gratidão expressa pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel e pelo seu comando, por ocasião do 97.º aniversário do Corpo de Bombeiros, o executivo municipal são-brasense aprovou, por unanimidade, no final do ano passado, um voto de louvor agora entregue no Espaço Memória da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.