Publicado em: 17 de Fevereiro, 2025
O Município de Tondela vai comparticipar a realização de obras de conservação e restauro na Capela de S. Simão, na povoação de Figueiral, na freguesia de Castelões.
O protocolo de apoio financeiro à empreitada foi assinado na tarde deste domingo (16 de fevereiro) no templo religioso pela presidente da Câmara Municipal Carla Antunes Borges, e pelo responsável pela Fábrica Igreja Paroquial Castelões, o padre Alcides Vilarinho. Na cerimónia marcaram presença ainda os vereadores João Carlos Figueiredo, Vera Machado e Francisco Fonseca, e vários habitantes locais.
A autarquia vai apoiar as obras na capela com 26.615 euros. O espaço religioso, que data de 1728, vai sofrer uma intervenção de fundo no retábulo, imagens e na própria estrutura.
Após a assinatura do protocolo, a presidente da Câmara disse que era “com muito gosto” que o executivo se associava ao projeto, esperando que “toda a população se reconheça nesta importante obra”.
“Este é um protocolo muitíssimo importante. No último mandato temos feito vários protocolos financeiros à semelhança deste, com várias comissões fabriqueiras, porque reconhecemos a relevância do património religioso como sendo parte integrante do património do nosso município, de todos nós”, afirmou.
“E por isso é que nós investimos nestas requalificações porque sabemos bem que se não for pela mão da câmara muito dificilmente é possível às povoações e neste caso às comissões fabriqueiras terem capacidade financeira para fazerem face às despesas destas obras”, acrescentou, salientando que apoios como estes são a prova de que o executivo municipal “privilegia muito” e está empenhado em promover a “coesão territorial do concelho”.
O presidente da Junta de Freguesia de Castelões, Gonçalo Pereira, falou num “dia memorável para o Figueiral”, uma “pequena povoação que merece todo o carinho”.
“Finalmente vamos recuperar a capela de S. Simão, capela esta que data de 1728, e que pelo seu património necessitava urgentemente destas obras. Demorou, mas conseguimos com a união da câmara, junta e fábrica da igreja.
Já o padre Alcides Vilarinho frisou que embora “pequena” e “antiga”, a capela “é valiosa”.
“Em nome da Fábrica da Igreja e das pessoas do Figueiral agradecer à Câmara Municipal de Tondela esta ajuda que nos está a dar e que é importantíssima porque sem ela seria muito complicado realizar estas obras”, referiu, salientando que esta empreitada permitirá “às próximas gerações usufruírem” de um património que “é de todos”.
Parque Vale do Homem intervencionado
Na tarde deste domingo, o executivo municipal deslocou-se ainda à aldeia de Múceres onde assinou com a Junta de Freguesia de Castelões um protocolo no montante de 6 mil euros para apoio na elaboração do projeto de requalificação do Parque Vale do Homem, espaço que acolhe anualmente a Feira da Castanha e a Feira Gastronómica. O acordo foi assinado no Clube Desportivo e Recreativo de Múceres, na presença de dezenas de populares.
“Hoje é um dia importante para esta povoação e para a juventude deste povo. É essa associação que se esmera e dinamiza parte da freguesia. Aguardávamos com ansiedade este dia e vocês também”, resumiu o presidente da Junta de Castelões.
Por seu lado, a presidente da Câmara explicou que o protocolo agora estabelecido “vai permitir à junta de freguesia ter o dinheiro necessário para contratar a execução do projeto de intervenção” para a zona de lazer.
“É claro que depois haverá outra fase, que é o lançamento do concurso para a obra e cá estaremos também depois, assim que o projeto esteja terminado, para podermos estar ao lado da junta e de Múceres”, garantiu Carla Antunes Borges, frisando que o executivo municipal tem “muito carinho” em relação ao Parque do Vale do Homem.
“Sabemos que este projeto de requalificação é fundamental para as atividades que as associações lá realizam, mas mais do que isso sabemos que naquele espaço se congregam várias iniciativas da freguesia”, concluiu.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.