De 27 de julho a 3 de agosto de 2025, a Murtosa recebe a Semana do Emigrante, uma iniciativa organizada pelo Município da Murtosa, que congrega um conjunto diversificado de acontecimentos, de cariz cultural, social, histórico e identitário e que pretende homenagear os nossos emigrantes, num período em que, tradicionalmente, visitam a sua terra natal.
O programa iniciou-se, dia 27 de julho, com uma sessão evocativa do centenário do nascimento do General Ferreira Valente, prestigiado militar e conceituado artista plástico murtoseiro, que incluiu a inauguração de uma exposição retrospetiva da obra do General Ferreira Valente.
Na sexta-feira, dia 1 de agosto, pelas 21H30, o auditório da Oficina de Artes recebe a apresentação do livro “Noite de São Paio”, da escritora Cecília Rezende.
No sábado, dia 2, a partir das 10H00, haverá tasquinhas de comes-e-bebes no Cais do Bico, dinamizadas pelas coletividades locais e, às 14H00, será dada a partida para a tradicional corrida de bateiras à vela.
Às 18H30, na Igreja Paroquial do Monte será celebrada a Missa de Ação de Graças.
No Cais do Bico, à noite, haverá tasquinhas e arraial popular.
No domingo, dia 3 no Cais do Bico, a partir das 10H00, haverá feira franca e tasquinhas. Às 14H00, terá lugar a sempre espetacular Regata de Barcos Moliceiros.
Pelas 16H00, iniciar-se-á, no palco instalado no Cais do Bico, o 42 º Festival de Folclore da Beira-Ria numa organização do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”, onde, para além do rancho anfitrião, atuarão o Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines (Silves), o Rancho Folclórico de Viegas (Santarém), Rancho Regional e Folclórico de Candosa (Tábua) e Rancho Folclórico de Zebreiros (Gondomar).
Ainda no âmbito da Festa do Emigrante, realizar-se-á, no dia 9 de agosto, o tradicional Convívio Cicloturístico dos Emigrantes, com partida marcada do Monumento ao
Emigrante, na Murtosa, às 9H30. As inscrições no convívio podem ser feitas até ao dia 1 de agosto, na Câmara Municipal e nas Juntas de Freguesia.
A Festa do Emigrante insere-se na agenda náutica da Estação Náutica da Murtosa.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.