Museu de História da Cidade em Viseu abre portas à exposição do pintor António Batalha

“ABatalha – Uma Perspetiva Pictórica” inaugura no dia 4 de abril, sexta-feira. Exposição convida a conhecer a pintura do “Mestre Batalha”

O Museu de História da Cidade acolhe, a partir do dia 4 de abril, uma nova exposição de pintura, intitulada “ABatalha – Uma Perspetiva Pictórica”.

A inauguração terá lugar pelas 18H30 e contará com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Leonor Barata, e de João Antunes, proprietário das obras e representante do autor.

Natural de Almeida, António Batalha, por todos conhecido como o segundo proprietário da famosa Foto Batalha, na Rua Direita, foi para além de fotógrafo, um artista reconhecido e premiado.

Nasce a 10 de setembro de 1911, e pouco depois a família muda-se para Viseu onde o seu pai, Joaquim Monteiro Batalha, funda a Fotografia Batalha, em 1912.

Pintor autodidata, António Batalha teve o seu atelier na rua Direita, em Viseu. Destacou-se essencialmente na pintura de retratos, apesar de também ter dado especial relevo à paisagem, na qual tanto assume a ruralidade regional, como o cosmopolitismo das cidades que visita.

Trabalhou também como fotógrafo em Lisboa e no Porto, antes de, na década de 50, se fixar em Viseu, onde deu continuidade à Fotografia Batalha. Participou em inúmeras exposições, individuais e coletivas, tendo recebido, em 1957, o 3º prémio da Sociedade Nacional de Belas Artes.

O Mestre Batalha não tem descendentes diretos, pelo que em 1992, quando morre, deixa o seu legado a Maria Lisete Antunes, funcionária da loja de fotografia desde os seus 14 anos. O seu filho, João Antunes, manteve-se à frente da Foto Batalha e estará em representação do legado do “Sr. Batalha” na inauguração.

A exposição “ABatalha” poderá ser visitada a partir do dia 4 de abril, de terça a sábado.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: