floresta

Na Terramay, plantaram-se 3348 árvores para combater a desertificação

Cerca de 100 pessoas responderam ao desafio e juntaram-se à acção de reflorestação na propriedade de agricultura regenerativa do Alandroal. Veja as fotografias:

Colocar a árvore bebé num buraco previamente aberto, voltar a enchê-lo de terra “dando aconchego à árvore”, colocar duas estacas com um protector de cartão biodegradável, e passar à seguinte. A acção repete-se tantas vezes quanto forem necessárias – neste caso, foram 3348 vezes no sábado, dia 7, na Terramay, junto ao Alandroal, nas margens do Alqueva.

O objectivo de David e Anna de Brito, os proprietários da Terramay, é que, durante este Inverno, sejam plantadas, no total, 5014 árvores, o que tem o valor simbólico de ser o número de habitantes registados no concelho no Censos de 2021.

Esta é, explica David, a terceira fase da reflorestação da Terramay, depois de no Inverno passado terem já sido plantadas mais 2500 numa nova zona de agrofloresta, de oito hectares, que irá continuar a crescer.

As cerca de 100 pessoas que no dia 7 se juntaram às vinte da equipa da propriedade revelaram-se de uma enorme eficácia – bastou uma hora e meia para plantar as mais de 3300 árvores, junto às linhas de água da propriedade, que foram assim requalificadas. “Se tivemos preparado as coisas para isso, poderíamos ter plantado as 5000”, comenta David, satisfeito com o resultado.

A iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal do Alandroal, que disponibilizou transporte gratuito, e todos os […]

Continue a ler este artigo no Público.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: