Vivemos num país cada vez mais quente e é cada vez mais importante proteger as nossas florestas. Cada um de nós pode fazer a diferença já hoje. Damos-lhe 5 dicas.
Coincidência ou não, da mesma forma que as florestas cobrem quase um terço de todo o território do planeta Terra, também em Portugal, segundo estudos recentes, a floresta ocupa uma área superior a três milhões de hectares, o que representa — lá está — um terço do país. É aqui, em Portugal, que se encontra uma das maiores áreas de floresta da Europa.
Coincidência ou não, tanto cá dentro, como lá fora, os desafios que colocam em causa o equilíbrio deste ecossistema terrestre são cada vez mais frequentes: abrimos o noticiário e as notícias dão-nos conta de fenómenos naturais que colocam a um lado roteiros cinematográficos apocalípticos; vemos tsunamis a devastar zonas costeiras; incêndios que nos queimam o coração do país; longas chuvas que inundam poupanças de uma vida.
Sendo que as florestas são dos ecossistemas terrestres que mais ajudam a mitigar o impacto das alterações climáticas, é urgente cuidá-las e viver em consonância com elas.
Não é para amanhã; é para já, hoje. Com estas cinco dicas, comece já hoje a proteger um bem que é de todos nós. Eis o que podemos fazer pela nossa floresta:
- Use, mas não abuse (da nossa sorte)
Preservar as florestas é preservar a vida: na última década, cerca de 80% das florestas no mundo foram de alguma forma comprometidas, colocando em causa a função vital que têm. Além de serem a casa de variadíssimas espécies de fauna e flora, ajudam na regulação do clima, promovem a purificação do ar e impedem, por exemplo, alagamento em caso de chuvas fortes. Da próxima vez que caminhar na natureza, deixe a […]