Nascimentos em Guimarães permitem plantar 1.400 árvores

Espécie autóctone oferecida no âmbito da iniciativa poderá ser plantada em terreno próprio ou numa das plantações conjuntas do Município

 “Uma Árvore por Cada Vida – Criar Raízes Por Um Mundo Melhor”. Assim se chama o projeto que une o Laboratório da Paisagem, o Município de Guimarães, o Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães e a Resinorte e que, em cerca de um ano, já permitiu plantar 1.400 árvores autóctones. Lançado no passado, no Dia Mundial da Árvore, a iniciativa assegura que, por cada bebé que nasce no Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães (HSOG), uma árvore é plantada.

Esta campanha permite aos recém-pais receberem, através da entrega de um voucher, uma árvore autóctone, que poderá ser plantada em terreno próprio, ou numa das plantações conjuntas, a realizar em locais designados pelo Município de Guimarães, com o apoio técnico do Laboratório da Paisagem.
A iniciativa conta com o apoio da Resinorte, através do projeto “Toneladas de Ajuda”. A campanha consiste em valorizar todos os resíduos recicláveis do Hospital, neste caso resíduos de papel e cartão, em troca de uma contrapartida financeira. No ano passado, a Resinorte recolheu quase 72 toneladas de material reciclável, resultando em cerca de 6.100 euros para a aquisição de novas árvores autóctones. Os vouchers não reclamados pelos pais são igualmente utilizados em plantações conjuntas promovidos pelo Laboratório da Paisagem.

O projeto “Uma Árvore por Cada Vida – Criar Raízes Por Um Mundo Melhor” pretende reforçar a iniciativa municipal “Guimarães mais Floresta”, que tem como missão (re)florestar diversas áreas do concelho, contribuindo para a proteção e promoção da biodiversidade e da floresta autóctone, contribuindo para os corredores verdes do concelho.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: