Publicado em 2 de Abril, 2025
O investimento sustentado em saúde e segurança tem gerado resultados muito positivos. Em 2024, a Empresa alcançou o nível mais baixo de acidentes com baixa de sempre, número que reduziu 40% desde 2020.
Este é um marco histórico que reflete o fortalecimento da cultura de segurança e a implementação de uma abordagem estruturada e abrangente. Ciente de que a segurança é um processo contínuo, a Empresa elevou o seu compromisso com uma abordagem mais integrada, aprofundando a perceção de risco, o envolvimento das lideranças e a integração efetiva da Saúde e Segurança no Trabalho no dia a dia das operações.
Missão Zero: um compromisso partilhado por todos
Foi com esta preocupação que nasceu, em 2021, a estratégia “Missão Zero”, assente em cinco pilares fundamentais: comportamentos, liderança, excelência operacional, monitorização e controlo e competências. A estratégia envolve toda a Empresa, desde a gestão de topo aos responsáveis de área, supervisores e operadores, com a ambição de atingir a Meta Zero Acidentes.
Antes desta iniciativa, a Navigator já havia lançado o programa Horizonte Seguro 2020, iniciado em 2015, que promoveu avanços importantes na segurança laboral, como a criação de uma equipa de saúde ocupacional, a uniformização de procedimentos, o reforço da comunicação sobre incidentes e a implementação de iniciativas como os Safety Talks e os Momentos de Segurança.
Para a identificação e mitigação de riscos de forma mais ágil, a Navigator tem vindo a integrar tecnologia e análise de dados nos seus processos de prevenção. Entre as iniciativas mais recentes, destaca-se a criação de uma plataforma digital interativa para a gestão da segurança, reforço dos Safety Walks ou registo e tratamento de condições inseguras.
Por outro lado, a Navigator tem apostado na melhoria dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), procedendo à sua uniformização e atualização de acordo com as necessidades operacionais, garantindo maior conforto e proteção para os trabalhadores. Esta aposta inclui a disponibilização de óculos graduados de proteção e a otimização do catálogo de equipamentos.
O reforço da perceção de risco nas operações diárias tem sido igualmente uma prioridade. A Navigator promove iniciativas que visam a mudança de hábitos e a atenção ao detalhe em operações rotineiras, reforçando a perceção de risco em todas as atividades e consolidando a segurança como um compromisso partilhado por todos. O objetivo é que todas as situações de risco sejam identificadas, reportadas, analisadas e resolvidas antes de se transformarem em acidentes.
Saúde, ergonomia e bem-estar como prioridades
Paralelamente, a Empresa investe permanentemente em meios e recursos que promovem uma abordagem preventiva aos acidentes e reforçam o bem-estar dos colaboradores. Entre as várias iniciativas, destaque para os programas de saúde ocupacional e medicina preventiva. Uma equipa multidisciplinar – constituída por especialistas em psicologia, nutrição, assistência social, fisioterapia, medicina do trabalho, medicina curativa e enfermeiros -, participa ativamente no desenvolvimento de programas focados na saúde e bem-estar dos colaboradores. A sua atuação visa, por exemplo, apoiar a adoção de comportamentos e técnicas que possibilitem superar desafios tanto no âmbito profissional como a nível pessoal.
A Empresa tem ainda em curso um Projeto de Ergonomia, que já abrangeu centenas de postos de trabalho, e tem permitido melhorar layouts, equipamentos e ferramentas para diminuir riscos ergonómicos, reduzindo as lesões músculo-esqueléticas relacionadas com as características ergonómicas do posto de trabalho.
A cultura de promoção da saúde e bem-estar da Navigator é reforçada por iniciativas como o Future Leaders Forum, que valoriza o talento dos jovens quadros da Empresa, através de momentos de partilha e resolução de desafios em interação com a Comissão Executiva.
Sendo a saúde encarada como um pilar essencial na política de benefícios da Navigator, a Empresa oferece um abrangente pacote de benefícios, que inclui seguro de saúde para colaboradores e extensivo ao agregado familiar, seguro de vida, fundo de pensões e programas de apoio à família, como subsídios para infantários e apoio escolar, bolsas de estudo e subsídios para filhos com necessidades especiais ou prémio de nascimento.
A Empresa mantém o compromisso de que “Todos devemos retornar para casa, íntegros e seguros, para nossas famílias!”. Este princípio orienta a sua atuação diária e reflete a missão de garantir um ambiente laboral cada vez mais seguro, sustentado pela inovação e pelo seu propósito corporativo: “São as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta que nos inspiram e nos movem”.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.