O mau tempo no Mar Negro atrasou a viagem do primeiro navio de exportação de cereais ucranianos.
O navio Razoni, com pavilhão da Serra Leoa, que deixou na segunda-feira o porto do sudeste ucraniano, já entrou em águas turcas, avança a agência Reuters.
Ainda assim, a viagem está a demorar mais do que o previsto. O mau tempo no Mar Negro atrasou a chegada a Istambul, que deveria acontecer ao final do dia de hoje, indicou o contra-almirante Ozcan Altunkulak, coordenador do centro conjunto criado para fiscalizar o envio dos cereais ucranianos.
Este atraso adiou para a manhã desta quarta-feira a chegada à cidade turca. A bordo, recorde-se, estão cerca de 26 mil toneladas de milho.
A Rússia e a Ucrânia assinaram acordos separados com a Turquia e as Nações Unidas, abrindo caminho para a Ucrânia – um dos principais ‘celeiros’ mundiais – exportar 22 milhões de toneladas de cereais e outros produtos agrícolas que ficaram retidos nos portos do Mar Negro devido à invasão da Rússia.
Os acordos também permitem à Rússia exportar cereais e fertilizantes, enquanto prosseguem operações de desminagem nas águas dos três portos selecionados, com a supervisão da Turquia e de uma equipa de peritos de diversos países.