NEC assina aplicação a pensar nos agricultores virados para o futuro

Tecnológica instalada em Portugal que criou soluções de segurança, por exemplo, para o Cartão do Cidadão, vira-se agora também para a agricultura, com especial preocupação na poupança da água de rega.

Já há “dezenas” de produtores portugueses clientes de uma aplicação de inteligência artificial, específica para a agricultura, com a qual controlam o que se passa no campo, permanecendo sentados ao computador ou ao telemóvel. No futuro, espera-se que seja essa solução a tomar as decisões pelo agricultor, com prioridade para a gestão da água.

Estamos a falar da aplicação designada por CropScope, desenvolvida pela tecnológica NEC, estabelecida em Portugal desde 1995, com sede em Lisboa. A solução vocacionada para a agricultura foi desenvolvida no Japão e permanece em fase piloto nas explorações portuguesas, embora já em comercialização desde 2019.

Os principais clientes têm sido os produtores de tomate para indústria, uma das mais relevantes do país, mas também tem sido usada por quem produz milho, pimento, alho, espargos ou kiwi, revela Ana Duarte, gestora de Desenvolvimento de Negócio AgriTech da NEc Portugal.

A tecnologia em causa permite utilizar dados recolhidos de forma automática e remota, com base em informação meteorológica e em fotos de satélite. Na prática, são necessários sensores colocados no terreno cujos dados são transmitidos e processados em contexto de inteligência artificial.

Um dos usos da CropScope tem sido na gestão da água para rega, facultando ao agricultor dados para poder planeá-la e saber, com a máxima precisão, quando, quanto e durante quanto tempo deve aplicá-la. Embora não seja possível quantificar a poupança assegurada, porque depende do tipo de cultura e das condições atmosféricas, […]

Continue a ler este artigo no Dinheiro Vivo.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: