Monchique também está a ser afetado pela seca e Câmara Municipal já adotou medidas.
Apesar de ser uma das zonas com mais água no Algarve, Monchique também está a ser afetado pela seca.
Este verão tem ficado marcado pelas temperaturas extrema e, consequentemente, pela seca. Julho foi o mês mais quente já registado em Portugal, uma situação que agravou o problema da seca no país.
A zona do Algarve tem sentido de forma severa os efeitos nefastos das constantes vagas de calor. A região vive um momento de apreensão no que toca às reservas de água. Muitas barragens já atingiram níveis preocupantes e muitas ribeiras, lagos e lagoas estão quase sem água.
Em Monchique, conhecida por ser a região do Algarve com mais água, a Câmara Municipal já teve de adotar medidas de de contingência para reverter a situação que a zona do sul do país atravessa. A substituição de relvados por vegetação que não consome tanta água e os dias de rega dos jardins públicos já foram reduzidos.
O município também está a proceder a trabalhos de abastecimento das reservas de água de algumas localidades. O presidente da Câmara esclareceu que os bombeiros locais estão a executar esses serviços de abastecimento das populações.