NERA promove transição digital na agricultura algarvia

Share this…

A Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA) está a promover a inovação tecnológica junto das empresas agrícolas da região, através de um questionário destinado a avaliar o potencial e apoiar a transição para um modelo de agricultura digital, no âmbito do projeto Agrobotics-Ditwins.

O questionário destina-se a incentivar as empresas a caminhar para um modelo de Agricultura 5.0”, visa “recolher informação estratégica que permita alinhar o desenvolvimento de soluções tecnológicas do setor” e vai ser feito no âmbito de um projeto financiado pelo programa europeu Interreg, informou a associação num comunicado.

Desta forma pretende-se “avaliar o nível de digitalização das empresas agrícolas, identificar necessidades, oportunidades e desafios associados à adoção de tecnologias inovadoras e apoiar o desenvolvimento de soluções práticas, eficazes e ajustadas à realidade das explorações agrícolas”, justificou.

A NERA sublinhou a recolha de informação está a ser feita online em Portugal, Espanha e França, até fevereiro, e apelou à participação das empresas para poderem adotar soluções que promovam uma agricultura “mais inovadora, competitiva e sustentável”. O questionário é de preenchimento online e encontra-se disponível aqui.

O projeto Agrobotics-Ditwins tem término previsto para maio de 2028, envolve parceiros de Portugal, Espanha e França e é cofinanciado pelo Programa Interreg SUDOE 2021–2027, 2.ª Convocatória, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Mais informções disponíveis em: www.nera.pt.

Leia também: Frio leva Faro a reforçar acolhimento de pessoas em situação de sem-abrigo

Continue a ler este artigo no Postal do Algarve.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: