Nestum já ofereceu mil colmeias aos apicultores

A marca Nestum vai oferecer 300 núcleos de abelhas-rainha a mais de 100 agricultores, no âmbito da terceira edição da iniciativa “Juntos pelas Abelhas”, com o objetivo de apoiar o repovoamento de abelhas em território nacional. No total, já foram oferecidas mil colmeias desde o início da iniciativa, em 2021. Tal traduz-se em 50 milhões de novas abelhas em todo o País.

“O movimento “Juntos Pelas Abelhas” surgiu em 2021 da necessidade do apoio à resiliência do sector apícola nacional que todos os anos se vê afetado pelos incêndios florestais que assolam o país, com perdas nos efetivos de colmeias e consequente impacto na produção de mel. Para a Nestum, marca que tem no seu portefólio vários produtos com mel, foi um imperativo encontrar uma forma de apoiar este setor e essa foi a de oferecer, todos os anos, novas colmeias para reposição das que se perderam”, afirma a Business Executive Officer Nutrition & Dairy Nestlé Portugal, Elisa Riboldi.

Joana Bandeira, Brand Manager Nestum

Este programa de apoio tem na sua génese um protocolo celebrado com as duas principais federações representativas do sector apícola nacional – FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal) e FENAPICOLA (Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel).

A iniciativa conta também com o apoio técnico e científico da DGAV (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária), quer na definição dos critérios de elegibilidade, quer na análise de candidaturas para posterior oferta de núcleos, e com o apoio logístico do Laboratório Apícola (Posto Tapada da Ajuda) do INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).




O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: