A marca Nestum vai oferecer 300 núcleos de abelhas-rainha a mais de 100 agricultores, no âmbito da terceira edição da iniciativa “Juntos pelas Abelhas”, com o objetivo de apoiar o repovoamento de abelhas em território nacional. No total, já foram oferecidas mil colmeias desde o início da iniciativa, em 2021. Tal traduz-se em 50 milhões de novas abelhas em todo o País.
“O movimento “Juntos Pelas Abelhas” surgiu em 2021 da necessidade do apoio à resiliência do sector apícola nacional que todos os anos se vê afetado pelos incêndios florestais que assolam o país, com perdas nos efetivos de colmeias e consequente impacto na produção de mel. Para a Nestum, marca que tem no seu portefólio vários produtos com mel, foi um imperativo encontrar uma forma de apoiar este setor e essa foi a de oferecer, todos os anos, novas colmeias para reposição das que se perderam”, afirma a Business Executive Officer Nutrition & Dairy Nestlé Portugal, Elisa Riboldi.
Este programa de apoio tem na sua génese um protocolo celebrado com as duas principais federações representativas do sector apícola nacional – FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal) e FENAPICOLA (Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel).
A iniciativa conta também com o apoio técnico e científico da DGAV (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária), quer na definição dos critérios de elegibilidade, quer na análise de candidaturas para posterior oferta de núcleos, e com o apoio logístico do Laboratório Apícola (Posto Tapada da Ajuda) do INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.