Neve fecha escolas no distrito de Vila Real, caudal do Douro desce

depressão Kristin trouxe hoje a neve e a chuva ao distrito de Vila Real impactando na atividade letiva e nos transportes escolares.

Em consequência, as escolas de Alijó, Montalegre e Vila Pouca de Aguiar não abriram e os transportes escolares não se realizaram, ocorrendo ainda alguns constrangimentos nestes transportes nas zonas mais altas de Vila Real e Sabrosa.

Em Boticas, segundo informou a câmara, devido à intensidade da queda de neve nas zonas altas do concelho, não foi possível fazer os transportes escolares devido à quantidade de neve que existe nas estradas.

No Peso da Régua, depois da subida do caudal do rio Douro verificada na terça-feira e durante esta noite, que submergiu parte do bar existente no cais fluvial, previamente avisado para a retirada e salvaguarda de bens e equipamentos, o nível da água baixou esta manhã.

O comandante dos bombeiros da Régua, Rui Lopes, disse à agência Lusa que, pelas 09:30, a água do rio “estava abaixo do cais”, depois de uma “descida de cerca de dois metros”.

O responsável apontou para uma monitorização constante do caudal, podendo ocorrer novas subidas em consequência da precipitação e do degelo.

O comandante disse ainda que, no concelho, se verificaram durante a noite algumas ocorrências relacionadas com derrocadas, situações que foram resolvidas, pelo que as estradas estão transitáveis.

Mais a norte do distrito, em Chaves, o presidente da câmara, Nuno Vaz, referiu que o rio Tâmega permanece hoje “fora das margens”, depois de uma subida verificada na terça-feira, mas que a perspetiva é para um desagravamento.

O caudal, referiu, inundou áreas agrícolas e espaços públicos, como a ciclovia ou a zona das Caldas, onde foi interditado o acesso à fonte do Povo, onde se podem beber águas termais, mas não atingiu habitações ou espaços comerciais.

Também a neve caiu neste concelho, no entanto, segundo o autarca, os meios da Proteção Civil e bombeiros estavam preposicionados nos locais mais sensíveis, pelo que “rapidamente colocaram sal e desimpediram as estradas afetadas”, que estão transitáveis, sem que tenha havido constrangimentos nos transportes.

Segundo a GNR de Vila Real, pelas 10:00, permanecia cortado ao trânsito o troço da serra do Marão do Itinerário Principal (IP4), entre os nós da Campeã (Vila Real) e Aboadela (Amarante).

Havia ainda dificuldades em alguns troços da Autoestrada 4 (A4), na zona do Túnel do Marão e de Lamares, no concelho de Vila Real.

Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Leia Também: Circulação ferroviária suspensa nas Linhas da Beira Alta, Baixa e Douro

Continue a ler este artigo no Notícias ao Minuto.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: