Estão abertas, até 31 de Março de 2021, as candidaturas para a terceira edição do Prémio Empresário Agrícola. Esta iniciativa é promovida pelo projecto Newbie, da Universidade de Évora, e visa «premiar e disseminar modelos de negócio inovadores adoptados por novos empresários agrícolas».
O vencedor do prémio terá direito a um vídeo de divulgação da exploração, uma placa indicativa do prémio, 500 euros em formação específica ou a visita a outro caso de inovação na Europa, bem como a oportunidade para estar presente num encontro internacional do Newbie com outro vencedor de outro país (calendarizado para 2021, mas por confirmar) e a disseminação na página e redes sociais do Newbie. Para concorrer ao prémio, é condição ser membro do projecto Newbie.
Financiado pelo programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia, o projecto Newbie envolve diversos parceiros europeus, desde consultores agrícolas, investigadores e organizações não governamentais, «que procuram aliar a inovação e a investigação científica no apoio a novas empresas ou à incubação de novas empresas no sector agrícola». Segundo a Universidade de Évora, «a rede Newbie oferece ainda uma plataforma única que junta novos empresários agrícolas, sucessores, consultores, investigadores e outros agentes importantes quer a nível regional, quer a nível nacional».
Em Portugal, o projecto Newbie foi implementado pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora. Pode consultar o regulamento do III Prémio Empresário Agrícola ou realizar a candidatura aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.