Newsletter Voz do Campo – 19 de novembro

22-10-2024

Portugal tem três finalistas na edição de 2024 dos Prémios de Inspiração Agrícola e Rural – ARIA 2024, que tem por lema “Empowering young people” (Empoderamento dos jovens). Os projetos nacionais a concurso são Bananika na categoria “Agricultura Inteligente e Competitiva”, Espaço Utopia em “Proteção do Ambiente” e Quinta da Moscadinha na categoria “Tecido Socioeconómico das Zonas Rurais”.

Ler mais

01-10-2024

No próximo dia 28 de outubro vai realizar-se o Workshop “Missão Solo: Projetos, Sinergias e Impactos” organizado pela Parceria Portuguesa para o Solo, Universidade de Évora, ANI e DGADR, com apoio do projeto de estabelecimento do Observatório do Solo. Este workshop destina-se a parceiros nacionais dos projetos sobre o solo a decorrer, parcialmente ou totalmente, em Portugal ou que tenham sido recentemente concluídos. Será um evento de partilha de informação de projetos sobre o solo, de identificação de complementaridades, de promoção de parcerias e sinergias e de debate sobre as melhores formas de reforçar o impacto dos projetos.

Ler mais

05-09-2024

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, recebeu, a 4 de setembro o relatório final do Diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na UE. Intitulado «Uma perspetiva comum para o futuro da agricultura e do setor alimentar na Europa», o relatório apresenta os resultados de um trabalho de avaliação dos desafios e oportunidades, seguidos de um conjunto de recomendações. Estas recomendações serão tidas em conta pela Comissão para definir uma visão para o futuro da agricultura e do setor alimentar, que será apresentada nos primeiros 100 dias do segundo mandato da presidente Ursula von der Leyen.

Ler mais

12-08-2024

A página “Projetos” do site Parceria Portuguesa para o Solo foi atualizada com a inserção de cerca de duas dezenas de novos projetos nacionais e europeus, relacionados com a temática dos solos.

Ler mais

29-07-2024

O guia “Contributo do uso dos drones em agricultura” foi lançado em julho de 2024 pelo InovTechAgro, Centro de Competências na área da inovação tecnológica para a agricultura que desempenha um papel fundamental nesta temática, em colaboração com a ANPROMIS.

Ler mais

25-07-2024

Os projetos Bananika, Espaço Utopia, Mainova, Paisagindo.bio, Quinta da Moscadinha e Quintinha d’aldeia, são as propostas que a Rede Nacional PAC (RNPAC) submeteu para a edição de 2024 dos Prémios de Inspiração Agrícola e Rural – ARIA 2024. Já na sua segunda edição, o tema geral para este ano é “Empowering young people”, que reflete as prioridades das Redes Nacionais para promover o empoderamento dos jovens.

Ler mais

16-07-2024

O Governo português anunciou a criação do Grupo de Trabalho “Água que Une”, com o objetivo de desenvolver uma estratégia de planeamento da água que promova a sustentabilidade dos recursos hídricos, garantindo o abastecimento de água e a viabilidade dos setores económicos.

Ler mais

25-06-2024

O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Ferreira Fernandes, através do Despacho n.º 6739/2024, delegou competências no Secretário de Estado da Agricultura, na Secretária de Estado das Pescas e no Secretário de Estado das Florestas.

Ler mais

04-06-2024

O ano de 2023 destaca-se como o melhor ano para a participação portuguesa no Cluster 6 do Horizonte Europa, alcançando o maior número de projetos aprovados (80) e, sobretudo, o maior número de coordenações (9) e o maior montante de financiamento captado (51 milhões de euros), refletindo uma taxa de retorno financeiro superior a 3,5%.

Ler mais

13-05-2024

O Conselho adotou hoje formalmente uma revisão específica de determinados atos de base da política agrícola comum (PAC).
A revisão incide sobre determinados elementos do regulamento relativo aos planos estratégicos da PAC e do regulamento relativo ao financiamento, à gestão e ao acompanhamento da política agrícola comum (o “Regulamento Horizontal”) e surge em resposta aos problemas encontrados durante o primeiro ano de aplicação da nova PAC.
As regras atualizadas traduzem-se numa simplificação, na redução dos encargos administrativos e numa maior flexibilidade no cumprimento de determinadas ecocondicionalidades, assegurando simultaneamente um quadro previsível para os agricultores.Os agricultores poderão aplicar retroativamente algumas das novas regras …

Ler mais

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: