No Algarve, no Alentejo e na região Centro, três exemplos de como o país procura combater a falta de água.
A falta de água em Portugal está a levar a que várias entidade procurem soluções alternativas para obter água: umas passam pela dessalinização, outras pela filtragem de águas residuais, ou o reaproveitamento de águas das águas da chuva.
[…]
Agricultura e uso de águas residuais
O setor agrícola é um dos maiores consumidores de água e uma das soluções pode passar pelo aproveitamento de águas residuais. No Alentejo, a ETAR da Vidigueira já está a testar vários projetos.
À Renascença o presidente da administração das Águas Públicas do Alentejo, Francisco Narciso, explica que a filtragem das águas residuais vai depender sempre do tipo de culturas a que se destina: “Regar uma alface é diferente de regar por gota a gota uma vinha, portanto é em função de tudo isso que depois definimos o tipo de tratamento”.
De acordo com Francisco Narciso, todas as águas chamadas “urbanas” que resultam do uso doméstico podem ser reutilizadas para a rega das produções agrícolas.
Outra das soluções passa também pela criação de charcas. O Presidente da Administração das Águas Públicas do Alentejo diz que a acumulação das águas residuais com as águas das chuvas pode ser suficiente para dar resposta à falta de água na agricultura.
“A descarga em vez de ser pôr numa linha de água é feita para uma charca de uma produção agrícola. […]