No Natal, é consumir nacional – Pedro do Carmo

Agora que o consumo ganhou uma relevância central nas tradições de Natal, superando a dimensão simbólica religiosa e as raízes de muitas das dinâmicas comunitárias locais, é importante reforçar o desafio da comunicação em torno da produção e da promoção dos produtos nacionais que poderão marcar lugar na mesa dos portugueses. É certo que o dinheiro na carteira e a oferta disponibilizada pela distribuição determinam boa parte das opções de compra, mas nada como combater o preconceito e a desinformação para valorizar o que é produzido pelos nossos agricultores e produtores do mundo rural, com menor pegada ecológica.

Sim, as preocupações ambientais estão há muito incorporadas na produção dos bens alimentares em Portugal, em boa parte das atividades desenvolvidas.

Sim, consumir produtos nacionais significa que a distância entre o produtor e o consumidor foi menor, com menos transporte e maior confiança nos métodos de produção e na qualidade do produto.

Sim, a generalidade dos métodos de produção nacionais é concretizada com equilíbrio, diversidade e sustentabilidade, com noção dos impactos da atividade na natureza e nos processos de regeneração que […]

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