
Com a área ardida em Portugal a triplicar em apenas 15 dias, ultrapassando os 30 mil hectares, Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins analisam a resposta do Governo e os desafios estruturais do país no combate aos incêndios florestais. “Nos incêndios de 2017, mudou o paradigma de como estamos no terreno. A função dos bombeiros passou a ser, antes de mais, proteger vidas”, afirma Martins.
Já Pedro Delgado Alves sublinha a existência de um problema crónico, agravado pelas alterações climáticas e pela desertificação do interior, e critica a mudança de discurso do atual Primeiro-Ministro face ao passado.
Nuno Fox
Do outro lado da mesa, José Eduardo Martins critica a ineficácia de medidas como o apoio às centrais de biomassa e defende uma transformação profunda na relação económica com a floresta.
Ambos os comentadores convergem na urgência de políticas públicas mais eficazes e na necessidade de evitar discursos simplistas, como os que apostam exclusivamente na via penal, perante um fenómeno cada vez mais complexo e agravado pelas alterações climáticas.
Emitido na SIC Notícias a 31 de julho.
* A sinopse deste episódio foi criada com o apoio de IA. Saiba mais sobre a aplicação de Inteligência Artificial nas Redações da Impresa
Todas as terças-feiras na SIC Notícias, o debate entre Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. Às quintas, José Eduardo Martins e Pedro Delgado Alves. Na manhã seguinte, sempre em podcast. Ouça no site da SIC Notícias, do Expresso e subscreva em todas as plataformas.