Nova aplicação de apoio à gestão da sanidade apícola

O SICOA – Sistema Informático de Controlo Oficial de Apiário destina-se a simplificar os processos de controlo das doenças das abelhas.

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) lançou uma aplicação de apoio à gestão da sanidade apícola nacional, o SICOA – Sistema Informático de Controlo Oficial de Apiário. A ferramenta, financiada pela Agência para a Modernização Administrativa, tem como objetivo simplificar os processos relacionados com as diversas atividades de controlo das doenças das abelhas nos apiários.

No comunicado da Direção-Geral pode ler-se que, ao permitir interoperabilidade com os sistemas de informação já utilizados, é agilizada “a tomada de decisão e monitorização e controlo de doenças das abelhas, por parte da DGAV e dos intervenientes na Fileira”. O SICOA será utilizado pela DGAV, pelas entidades gestoras de zonas controladas, pelas organizações de apicultores e por outros utilizadores autorizados.

Toda a gestão da informação sanitária apícola passa a ser efetuada em ambiente web, através de registo online e o portal tem previstas diversas funcionalidades, entre as quais registo de ações sanitárias em apiários, em interoperabilidade com o SNIRA-iDigital; colheita de material para análises laboratoriais a abelhas e favos de criação; registo de análises laboratoriais; aplicação de medicamentos; registo de destruição oficial de apiários; produção de dados estatísticos e de relatórios; e a possibilidade de avaliação de risco geográfico.

Neste vídeo pode verificar como funciona o SICOA.

De recordar que a The Navigator Company assinou um acordo com a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), com o objetivo apoiar a atividade apícola. A empresa cede, a título gratuito, parcelas que integram o seu património florestal, para que os apicultores da associação possam aí instalar apiários.

O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: