Lactogal é a primeira empresa, no mercado Ibérico, a lançar esta embalagem
A nova embalagem Tetra Brik® Aseptic Edge 1L tem um alto conteúdo de matérias- primas de origem vegetal
Esta mudança permite reduzir em 21% as emissões de CO2
A Tetra Pak disponibiliza no mercado nacional a sua mais recente inovação ambiental, a nova embalagem Tetra Brik® Aseptic Edge 1L com alto conteúdo renovável, e a Lactogal, empresa agroalimentar portuguesa especializada em produção e comercialização de lacticínios, bebidas e alimentação saudável, aposta nesta nova embalagem para a sua marca Mimosa. A embalagem de cartão Tetra Brik® Aseptic Edge 1L com polietileno de origem vegetal é composta por 89% de matérias- primas de origem vegetal: papel procedente de fontes responsáveis com certificação FSC® e polietileno de origem vegetal fabricado a partir de um recurso renovável, a cana-de-açúcar.
A Lactogal melhora assim o perfil ambiental das suas embalagens de leite de 1L da marca Mimosa, reduzindo 21% das emissões de CO2 em comparação com a embalagem que tinham anteriormente. Esta mudança evita a emissão de 1.200.000kg de CO2 por ano, o equivalente a 224 voltas ao mundo1 de carro. É ainda evitada a utilização de aproximadamente 700.000kg de plástico de origem fóssil, uma vez que se utiliza maioritariamente polietileno de origem vegetal nesta nova embalagem.
Paralelamente à inovação ambiental, a embalagem Tetra Brik® Aseptic Edge 1L inclui ainda informação ao consumidor de forma interativa, através de um código QR personalizado que estabelece ligação direta a um vídeo explicativo sobre as origens das matérias-primas utilizadas na produção das novas embalagens da marca Mimosa.
Para Dr. José Passinhas, Administrador Delegado da Lactogal, “A sustentabilidade é uma prioridade diária na atividade que desenvolvemos na Lactogal. Procuramos a menor pegada ecológica possível para os produtos que colocamos no mercado, cumprindo os objetivos de sustentabilidade da empresa bem como responder às exigências dos consumidores relativamente à procura de produtos cada vez com melhor perfil ambiental. A nova embalagem Mimosa Bio-Based com alto conteúdo renovável é um marco especialmente importante para a nossa missão. Sermos os primeiros a liderar esta causa e a estrear esta nova embalagem é a prova dada de que estamos focados no compromisso que assumimos”.
Para Ramiro Ortiz, Diretor Geral da Tetra Pak Ibéria, “trabalhar lado a lado com clientes que partilham a mesma missão e valores que nós, tornando possível que trilhemos em conjunto o caminho certo para o futuro sustentável do planeta, é motivo de grande orgulho. O lançamento da embalagem Tetra Brik®
Aseptic Edge 1L com o mais alto conteúdo renovável vem comprovar, acima de tudo, que o futuro só pode ser sustentável e é gratificante ver que um cliente e uma marca tão importante como a Mimosa, está a dar o exemplo na procura e na implementação deste tipo de soluções”.
A nova embalagem de cartão Tetra Brik® Aseptic Edge 1L atinge o nível máximo existente na certificação TUV2 4 estrelas, uma avaliação que recorre a metodologias e processos científicos rigorosos para quantificar a percentagem de renovabilidade da embalagem.
NOTAS:
1 Considerando que 1 volta ao mundo é o equivalente a 44.000km.
2 TÜV é uma empresa multinacional que usa rigorosos processos para certificar diversos produtos. A certificação “OK bio-based” mede cientificamente o valor de matérias-primas de origem renovável existentes no produto em teste, determinando a percentagem real existente. A escala da certificação “OK bio-based” situa-se entre uma e quatro estrelas, consoante o resultado final da percentagem obtida na avaliação.