Está lançada a Rede da Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia (EU CAP Network), que resulta da junção da PEI-AGRI, da Rede Europeia para o Desenvolvimento Rural e do Helpdesk Europeu de Avaliação. A Rede PAC da UE foi formalizada num evento de lançamento, que decorreu em Bruxelas, no último dia 6 de outubro.
Entre os objetivos da plataforma está o de otimizar o fluxo de informações sobre agricultura e política rural na UE. Rede define-se como um fórum através do qual as Redes Nacionais da PAC, organizações, administração pública, investigadores, empresários e profissionais podem partilhar conhecimentos e informações (por exemplo, através da aprendizagem entre pares e de boas práticas)
A Comissão Europeia criou a EU CAP Network em conformidade com o Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho para apoiar os Planos Estratégicos da PAC.
A Rede apoia a conceção e implementação de planos estratégicos CAP, a inovação e troca de conhecimento, incluindo EIP-AGRI, e a avaliação e monitorização da CAP.
Como funciona?
A Rede reúne as partes interessadas da Rede Europeia para o Desenvolvimento Rural (incluindo o Helpdesk Europeu de Avaliação) e EIP-AGRI, e vindas a novos interessados.(i) Através da rede, a EU CAP Network ajuda a impulsionar e orientar todos os aspectos da implementação da Política Agrícola Comum da UE (PAC) por:
- envolver pessoas interessadas na agricultura, silvicultura e zonas rurais em toda a União Europeia;
- proporcionar oportunidades para redes e intercâmbios peer-to-peer europeus;
- compartilhar informações, incluindo boas práticas e oportunidades de financiamento;
- melhorar as habilidades;
- incentivar a troca de conhecimentos;
- Apoiar a adoção de inovações na agricultura; e
- Reforçar as abordagens AKIS.
Construindo a Rede
A EU CAP Network acolhe qualquer pessoa interessada e comprometida com a agricultura sustentável, silvicultura e desenvolvimento rural na Europa, incluindo:
- Redes Nacionais de CAP;
- agricultores, silvicultores e empresas rurais;
- avaliadores;
- autoridades de gestão da PAC e organismos pagadores;
- Grupos de Ação Local (GAL);
- organizações europeias;
- serviços de assessoria agrícola e florestal;
- serviços de apoio à inovação.
Aceda ao site da Rede PAC da UE.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.