Nova Zelândia. Encontrado novo acampamento de fugitivo: “Teve ajuda”

s autoridades neozelandesas consideraram, esta quarta-feira, que Tom Phillips estava, de facto, a receber “ajuda externa”, depois de terem descoberto um novo acampamento improvisado, em Waitomo, no qual o fugitivo terá vivido com os três filhos menores nos últimos meses.

“A polícia prossegue hoje a busca e a investigação do que se acredita ser o acampamento principal de Tom Phillips e dos seus filhos nos últimos meses. A área é de difícil acesso, bem escondida e destaca o ambiente desafiador que a família usava como base”, detalhou a Polícia da Nova Zelândia, num comunicado divulgado nas redes sociais.

As autoridades detalharam que este “local mais amplo” situa-se a cerca de 200 metros de distância de onde Ember, de nove anos, e Maverick, de 10 anos, foram encontrados, na segunda-feira.

“É uma área muito sombria e mal iluminada, cercada por mata densa. A tenda estava bem coberta e seca. Estamos atualmente a examinar vários itens no local. Além dos roubos que agora podemos associar a Tom, é evidente que ele teve ajuda externa“, confirmou o sargento-detetive sénior Andrew Sanders, citado na mesma nota.

O responsável complementou que as autoridades continuarão “a procurar as pessoas que têm apoiado Tom Phillips e responsabilizá-las“, pelo que a investigação no local prosseguirá “hoje e amanhã”.

Polícia quer “construir um quadro preciso dos movimentos de Tom Phillips e das crianças”

Já na terça-feira, a polícia neozelandesa divulgou imagens do acampamento improvisado onde dois dos três filhos do fugitivo foram encontrados, “com base em informações fornecidas por uma das crianças, a cerca de dois quilómetros do local onde Phillips morreu, após ter alvejado e ferido gravemente um agente”, que continua hospitalizado e a recuperar.

“Três armas de fogo, incluindo a arma usada por Phillips, foram recuperadas do local do tiroteio. Várias armas de fogo foram localizadas na área onde Phillips estava acampado”, informou.

Ao longo do dia de ontem, os investigadores percorreram a área e falaram “com agricultores, residentes e trabalhadores da região”, por forma a “construir um quadro preciso dos movimentos de Tom Phillips e das crianças” nos últimos quatro anos.

A vice-comissária Jill Rogers deu conta de que as três crianças, que ficaram aos cuidados do Ministério da Infância da Nova Zelândia, conversaram “prontamente” com as autoridades, que continuarão “a trabalhar de perto” com os menores.

A responsável indicou também que o corpo de Tom Phillips foi removido do local do tiroteio ao final do dia de segunda-feira e que, depois da autópsia, seria entregue à família.

Fugitivo da Nova Zelândia e um dos filhos terão sido vistos em assalto

A polícia da Nova Zelândia acredita que Tom Phillips e um dos seus três filhos, que estão desaparecidos desde dezembro de 2021, são os responsáveis por um assalto levado a cabo numa loja de Waikato, na passada quarta-feira.

Notícias ao Minuto | 10:02 – 29/08/2025

Recorde-se que o homem estava escondido na densa mata da Nova Zelândia desde dezembro de 2021, na sequência de uma batalha legal pela custódia dos três filhos – Jayda, de 12 anos, assim como Maverick e Ember.

Tom Phillips foi morto num tiroteio com as autoridades, na segunda-feira, após denúncias de que estava a decorrer um assalto na remota cidade de Piopio. O fugitivo estaria com Jayda, enquanto os dois outros filhos encontravam-se no acampamento improvisado, onde foram localizados.

O homem enfrentava uma série de acusações, incluindo roubo agravado, lesão corporal grave e posse ilegal de arma de fogo.

A mãe das crianças, Cat, confessou à Radio New Zealand não saber quando poderá reunir-se com os filhos.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Crianças raptadas pelo pai em 2021 encontradas. Homem foi morto a tiro

Continue a ler este artigo no Notícias ao Minuto.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: