Nove crianças raptadas na Nigéria na semana passada libertadas hoje

ataque ocorreu no domingo passado, durante uma vigília noturna na igreja católica de Saint-John, na zona do governo local de Ado.

“As crianças resgatadas, entre as quais seis meninas e três meninos, estão atualmente a receber cuidados e acompanhamento”, indicou o conselheiro técnico do governador do estado de Benue, Solomon Iorpev, num comunicado divulgado no sábado à noite.

“O governador, que recebeu a notícia do resgate com grande satisfação, saudou a colaboração eficaz entre as forças de segurança convencionais e os grupos de vigilância locais, que permitiu o regresso em segurança das vítimas”, acrescentou.

O pagamento de resgates é ilegal no país, mas suspeita-se que o governo recorra regularmente a essa prática.

Contactada pela AFP, a polícia não respondeu até ao momento.

O estado de Benue fica numa região regularmente confrontada com tensões entre agricultores e criadores de gado por causa de terras e recursos naturais, bem como com sequestros para obtenção de resgate perpetrados por grupos armados locais.

Uma série de sequestros em massa no final de 2025 chamou a atenção para a situação de segurança do país, espoletando uma reação dos Estados Unidos, que realizaram ataques aéreos surpresa em coordenação com as autoridades nigerianas no dia de Natal no estado de Sokoto (norte), visando jihadistas.

Face ao recrudescimento dos sequestros no país mais populoso de África, o presidente nigeriano Bola Tinubu declarou o estado de emergência no final de novembro e lançou o recrutamento de militares e polícias para combater a insegurança, o que não impediu que os sequestros continuassem.

Leia Também: Guterres condena ataque terrorista na Nigéria e pede justiça

Continue a ler este artigo no Notícias ao Minuto.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: