Novo México: Vila que foi destruída pelo fogo enfrenta agora inundações

ma zona montanhosa no Novo México, que há precisamente um ano fazia frente a um grande incêndio, está agora a ser vítima das cheias repentinas, semelhantes às que assolam o Texas desde sexta-feira passada.

Em declarações feitas na noite desta terça-feira, o mayor da localidade de Ruidoso, Lynn Crawford, indicou que há registo de várias casas inundadas, algumas delas a serem  arrastadas pela força da água (como poderá ver no vídeo acima).

Há registo ainda de várias pontes que ficaram submersas e três pessoas estão desaparecidas.

As tempestades que desencadearam as inundações ocorreram durante a estação das monções, que vai do final de junho ao início de setembro, escreve a NBC. Lynn Crawford disse que a inundação desta terça-feira foi uma das piores que já viu.

Não há registo de vítimas mortais até ao momento. Algumas pessoas foram transportadas para o hospital e as que se mantém em locais seguros foram aconselhadas a não saírem do sítio onde se encontram.

Numa publicação no Facebook, foi pedido às pessoas que não conseguiam contactar as suas famílias que comunicassem o desaparecimento ao centro de operações de emergência da comunidade.

Entretanto, a Agência Nacional de Meteorologia já declarou emergência de inundação repentina depois da queda de uma grande carga de água.

Inundações acontecem um ano após grande incêndio

Estas inundações acontecem um ano depois de um grande incêndio que devastou a localidade,  matando duas pessoas e queimando centenas de casas. O incêndio em South Fork, que deflagrou a 17 de junho, queimou mais de 17 mil hectares de terreno.

O autarca local refere que os incêndios e agora as inundações têm sido catastróficas para esta pequena comunidade.

Notícias ao MinutoIncêndio em Ruidoso no ano passado© Getty Images/Tayfun Coskun/Anadolu  

A governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham, assinou na terça-feira à noite um pedido de declaração de emergência para obter ajuda do governo federal.

“Ruidoso sofreu incêndios florestais devastadores e inundações no verão passado, e agora inundações catastróficas estão a atingir novamente esta comunidade resistente. Esta crise exige uma ação imediata”, declarou a mulher em comunicado.

Ruidoso tem uma população de 7.600 pessoas.

Cheias no Texas matam mais de 100 pessoas

As inundações em Ruidoso acontecem depois de na sexta-feira chuvas intensas terem provocado uma subida repentina do nível de água de um rio no Texas, que apanhou várias pessoas desprevenidas.

As equipas de resgate continuaram as buscas no Texas, sob condições terríveis, mesmo com a esperança de encontrar sobreviventes a diminuir cinco dias após as inundações.

Mais de 160 pessoas ainda desaparecidas nas inundações do Texas

As equipas de resgate continuaram hoje as buscas no Texas, sob condições terríveis, mesmo com a esperança de encontrar sobreviventes a diminuir cinco dias após as inundações.

Lusa | 00:10 – 09/07/2025

Pelo menos 161 pessoas ainda estão desaparecidas, e mais de 100 pessoas morreram, anunciou hoje o governador deste Estado do sul dos Estados Unidos.

“Só no condado de Kerr, 161 pessoas são dadas como desaparecidas”, frisou o governador Greg Abbott em conferência de imprensa em Hunt, no Texas, uma das cidades mais atingidas pelo desastre.

O governante detalhou que este número se baseia no número de pessoas dadas como desaparecidas por amigos, familiares e vizinhos.

“Temos de encontrar cada pessoa (…) essa é a prioridade número um”, frisou ainda o líder republicano.

Leia Também: Irmãs que morreram nas cheias no Texas foram encontradas de mãos dadas

Continue a ler este artigo no Notícias ao Minuto.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: