” Novo sistema ciclónico deverá formar-se sobre Portugal continental. Agravamento a partir de dias 3/4 de Novembro . “
— Sistema de baixas pressões deverá formar-se sobre o sul na 4ª feira.
Este fim de semana será marcado pela presença de massas de ar quentes e estáveis, vindas do Atlântico subtropical, no entanto teremos uma mudança clara a partir de 3ª feira.
Primeiro, uma frente fria irá avançar sobre o território, com ar frio a colidir com o ar quente presente sobre o território, esta frente será depois reactivada pela chegada de uma perturbação polar em altitude na 4ª feira.
Esperamos que a interacção destes elementos atmosféricos gere uma baixa pressão ( ciclogénese ) sobre o sul de Portugal continental, que depois deverá avançar para o Atlântico, ficando a oeste do território durante alguns dias.
Esperamos, assim, precipitação localmente significativa.
Há potencial claro para acumulados localmente superiores a 50- 100 litros por metro quadrado em 24h, com risco de inundações.
Teremos queda de neve a cotas que poderão descer abaixo dos 800m no interior norte e centro, com acumulados de neve que poderão ser significativos acima dos 800-1000m de altitude. A cota de neve tendera depois a subir a finais da semana.
Atenção à possibilidade de ocorrência de trovoadas, com granizo, vento forte e picos significativos de precipitação em pouco espaço de tempo.
O vento deverá intensificar-se, com rajadas mais fortes nas terras altas e em pontos mais expostos. Não se descartam valores até 100km/h em alguns locais.
” Risco de inundações, vento forte, trovoadas e possibilidade de queda abundante de neve acima dos 800-1000m. Tempo instável pelo menos até ao fim de semana”
—Alguns dias de instabilidade.
Ao longo da semana e até ao fim de semana ( 7-8 Nov ), esperamos que um campo de baixas pressões persista a oeste.
Devido a isto teremos alguns dias com passagem sucessiva de áreas de instabilidade, com aguaceiros e trovoadas localmente fortes, com granizo e vento.
Um ponto muito positivo no meio disto tudo é que teremos mais um alivio bastante generalizado da situação de seca.
Novembro deverá ser um mês em geral instável, com mais episódios de chuva, seguindo a linha dos últimos anos, no entanto Dezembro poderá ser um mês mais seco.
Sistema ciclónico deverá formar-se sobre o sul.
Sistema ciclónico deixará o tempo revolto por alguns dias.
Sistema ciclónico, risco de tempo severo localizado.
Sistema ciclónico deixará mau tempo em Portugal continental, com neve, chuva, vento e trovoada.