Novos focos de febre aftosa na Hungria nas zonas de restrição | Nota informativa n. º 3/2025/FA
A situação epidemiológica da febre aftosa (FA) na União Europeia continua a agravar-se dada a notificação pelas autoridades veterinárias da Hungria de mais dois focos em explorações de bovinos, e também as autoridades veterinárias da Eslováquia notificaram mais um foco de FA numa exploração, junto à fronteira com a Áustria.
As medidas de emergência de acordo com o RD 2020/687 na Hungria e Eslováquia já estavam a ser aplicadas nas zonas de restrição (zona de proteção, zona de vigilância) e, devido à proximidade da localização de 2 focos na Hungria e Eslováquia com a fronteira com a Áustria, as zonas de vigilância estendem-se àquele Estado-Membro.
A Direção Geral de Alimentação e Veterinária emitiu a Nota informativa n. º 3/2025/FA, solicitando a colaboração dos produtores, comerciantes, industriais, transportadores, médicos veterinários e de todos os que lidam com efetivos de ruminantes, suínos e com os ungulados selvagens para que reforcem as medidas preventivas, de forma a reduzir o risco de introdução da febre aftosa em território nacional.
Consulte a Nota informativa n. º 3/2025/FA.
2 de abril, 2025
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.