Novos investimentos agrícolas aumentaram 22% em 2022

O FAO Investment Centre, criado há cerca de 60 anos para apoiar países e parceiros de financiamento nos investimentos agroalimentares, apoiou a conceção de 45 projetos de investimento público em 32 países durante 2022. O valor total de novos investimentos foi de 8,8 mil milhões de dólares (8,16 mil milhões de euros) – um aumento de 22% face ao valor de 7,2 mil milhões de dólares (6,67 mil milhões de euros) em 2021.

Em comunicado, a FAO revela ainda que contribuiu para a política de investimento em 65 países, assim como 52 estratégias agrícolas, 25 estudos do setor, 17 estudos sobre políticas e seis diálogos sobre políticas, assim como no desenvolvimento de 54 novos produtos de conhecimento.

A organização considera que o investimento e as soluções financeiras desempenham um papel crítico na transformação dos sistemas agroalimentares.

“Nós temos de agir em conjunto – e rapidamente – para enfrentar os desafios globais para um futuro mais saudável e sustentável que não deixe ninguém para trás. Isso significa transformar a forma como os nossos sistemas agroalimentares funcionam, desde a forma como produzimos, fornecemos e consumimos os nossos alimentos até à forma como reduzimos as perdas e o desperdício de alimentos nos nossos aterros”, defende o diretor geral da FAO, QU Dongyu.

O FAO Investment Centre conta, entre os seus parceiros, entidades como o Banco Mundial, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), o Fundo Verde para o Clima e a União Europeia.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: