NTG | Euroseeds condena ato de vandalismo que destruiu videiras geneticamente editadas em Itália

A Euroseeds condenou o recente ataque de vandalismo que destruiu uma vinha experimental na Universidade de Verona, em Itália. A Euroseeds considera que a ação contra as videiras desenvolvidas com Novas Técnicas Genómicas (NTG) não é apenas um ataque à investigação científica, é uma tentativa direta de dificultar a inovação na agricultura num momento em que os agricultores precisam destas ferramentas tecnológicas para enfrentar desafios como as alterações climáticas e as novas pragas e doenças consequentes.

Em comunicado, o Secretário Geral da Euroseeds, Garlich von Essen, afirmou que “este é um ataque inaceitável ao progresso agrícola e aos investigadores dedicados a assegurar um futuro mais resiliente para a agricultura europeia. Estamos firmemente ao lado da comunidade científica e de todos aqueles que trabalham para trazer soluções inovadoras e sustentáveis aos agricultores. A inovação baseada em ciência não deve ser impedida pelo medo ou pela ideologia.”

Também a Assosementi (associação italiana de sementes e membro da Euroseeds) condenou fortemente o ataque, destacando o papel da TEA (Tecniche di Evoluzione Assistita) no apoio à viticultura sustentável. Eugenio Tassinari, Presidente da Assosementi, comentou: “Este é claramente um ato de vandalismo contra os trabalhos de décadas de investigadores e de todo o setor agroalimentar italiano e que reafirma a necessidade urgente de termos acesso à inovação através do nosso Manifesto TEA2. O incidente de San Floriano sublinha a importância de aumentar a conscientização pública sobre o papel da investigação na agricultura. A disseminação de informações precisas e baseadas em ciência é essencial para combater a desinformação e os medos infundados que muitas vezes dificultam o progresso.”

A Euroseeds e os seus membros estão ao lado dos investigadores e agricultores, defendendo uma abordagem baseada em ciência para a inovação agrícola e a proteção dos esforços de investigação essenciais para um setor agrícola sustentável e competitivo.

Leia o comunicado da Euroseeds aqui.

O artigo foi publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: