NTG | Países do sudeste asiático interessados na aplicação e regulamentação da edição genética na agricultura

O Comité de Ciência, Tecnologia e Inovação da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) quer adotar políticas baseadas na ciência e avançar na aplicação das tecnologias de edição do genoma. Neste sentido, reuniu mais de 70 participantes de oito países da ASEAN num workshop sobre edição genética intitulado “Regulamentações e Perspetivas da Edição Genética na ASEAN.”  

O workshop teve lugar em Jacarta, na Indonésia, nos dias 10 e 11 de setembro de 2024 e pretendeu ser a continuação do primeiro workshop realizado em março. Focado inteiramente na biotecnologia agrícola, o evento foi organizado por um conjunto de entidades como o ISAAA Inc. (International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications), a Malaysian Biotechnology Information, o Departamento de Agricultura dos EUA, a Missão dos EUA para a ASEAN, o Conselho de Negócios EUA-ASEAN e a CropLife Asia, o evento teve como principal objetivo discutir e promover a inovação em biotecnologia agrícola nos países do sudeste asiático.

Durante o workshop, foram abordados tópicos essenciais como o avanço das tecnologias de biotecnologia, a regulamentação e as políticas necessárias para apoiar o desenvolvimento e a adoção de culturas geneticamente modificadas, e os impactos potenciais dessas tecnologias na segurança alimentar e na sustentabilidade agrícola. Os participantes incluíram especialistas da indústria, académicos, representantes governamentais e outros intervenientes importantes.

A importância do evento reside na sua contribuição para fortalecer a colaboração entre países e organizações na promoção de práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis, além de enfrentar desafios globais relacionados com a alimentação e o meio ambiente. As discussões e os insights partilhados no workshop têm o potencial de influenciar políticas e práticas no setor agrícola na região da ASEAN.

Saiba mais sobre a regulamentação da edição genética a nível mundial (e sobre as culturas geneticamente editadas aprovadas ou em desenvolvimento) neste mapa da Genetic Literacy Project. As informações no mapa vai sendo atualizadas à medida que forem aprovados novos regulamentos.

O artigo foi publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: