Número de mortos no Vietname sobe para 90 devido às chuvas torrenciais

nundações e deslizamentos de terra causados pelas chuvas intensas e prolongadas estão a afetar províncias do centro e do sul do país, com Dak Lak e Khanh Hoa como as mais castigadas, com cerca de cinquenta mortos, segundo dados divulgados pelo ministério vietnamita da Agricultura e Meio Ambiente.

Após dias de isolamento, as autoridades conseguiram distribuir ajuda – alimentos, suprimentos e roupas, entre outros – nas áreas mais afetadas e remotas de Dak Lak, que ficaram dias sem eletricidade, sinal de telefone ou água potável e cujos habitantes continuam a usar canoas, barcos e pranchas de surf para se deslocarem, informam os meios oficiais.

Imagens publicadas pela imprensa vietnamita mostram casas completamente submersas, bem como ruas com água acumulada à altura da cintura dos cidadãos.

O primeiro-ministro do Vietname, Pham Minh Chinh, reuniu-se em videoconferência com os governos de várias das províncias afetadas a partir da África do Sul, onde participa como convidado na Cimeira de líderes do G20, que termina hoje em Joanesburgo.

Os danos causados pela tempestade estão estimados em cerca de nove biliões de dongs (cerca de 297 milhões de euros), de acordo com avaliações oficiais.

O governo vietnamita distribuirá 1,1 biliões de dongs (cerca de 36,3 milhões de euros) em apoios à recuperação das províncias de Khanh Hoa, Dak Lak, Lam Dong e Gia Lai.

Embora as chuvas tenham diminuído desde sexta-feira, a precipitação persiste em vários pontos da metade sul do Vietname, indica a plataforma Zoom.earth, enquanto os trabalhos de busca e salvamento continuam.

Ao longo da semana, foram registados níveis acumulados de chuva superiores a 1.500 milímetros de precipitação em diferentes áreas do país, indicou o Departamento de Prevenção e Controlo de Catástrofes.

O Sudeste Asiático atravessa uma temporada de tempestades tropicais e tufões especialmente severa.

Em novembro, o tufão Kalmaegi deixou seis mortos no centro do Vietname, depois de atingir as Filipinas, onde deixou 250 mortos e 111 desaparecidos.

Em outubro, as inundações causadas pelo tufão Matmo deixaram, pelo menos, uma dezena de mortos no norte do Vietname, e o tufão Kajiki causou a morte de sete pessoas no final de agosto.

Leia Também: Vietname. Balanço de cheias atualizado para 41 mortos (e 9 desaparecidos)

Continue a ler este artigo no Notícias ao Minuto.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: