O Dia Internacional da Baga volta a ser celebrado na Bairrada, com a entrada de mais um ‘Baga Friend’ e um Arraial no final do dia

Este ano, o Dia Internacional da Baga celebra-se a 𝟑 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐢𝐨, 𝐬á𝐛𝐚𝐝𝐨, 𝐝𝐚𝐬 𝟏𝟎𝐡 𝐚̀𝐬 𝟏𝟖𝐡 nas adegas dos produtores, e das 18h à meia-noite no Club d’Ancas, espaço associativo onde terá lugar um Arraial. Com o lema “𝐀 𝐁𝐚𝐠𝐚 𝐧𝐚𝐬 𝐬𝐮𝐚𝐬 𝟖 𝐐𝐮𝐢𝐧𝐭𝐚𝐬”, este evento é já uma tradição 𝐧𝐚 região-mãe da casta Baga, a 𝐁𝐚𝐢𝐫𝐫𝐚𝐝𝐚, e é sempre celebrado no primeiro sábado de maio. Este ano, as grandes novidades são a entrada no grupo de um novo produtor, o Giz de Luís Gomes, e a organização de um momento festivo no final do dia, no Clube d’Ancas, com a presença dos produtores.

Os agora oito produtores – Giz, Luís Pato, Filipa Pato, Quinta das Bágeiras, Quinta da Vacariça, Quinta de Baixo – Niepoort, Sidónio de Sousa e Vadio, abrem novamente as portas das suas adegas para celebrar a casta Baga com provas de vinhos exclusivos, pratos típicos e animações, destacando o papel fundamental da Baga na criação dos vinhos excepcionais da Bairrada. Quem adquirir bilhete terá a oportunidade de circular livremente pelas adegas, entre as 10h e as 18h, sem necessidade de marcação, e assim desfrutar de provas de vinhos, harmonizações com petiscos tradicionais da região e de falar com os produtores. A atmosfera única do evento também se deve à heterogeneidade dos produtores, cada um tendo propostas diferenciadas e à medida das suas adegas e projetos. O mesmo bilhete irá permitir o acesso ao Arraial, das 18h à meia-noite, onde haverá música e muitas animações à volta do tema da Baga da Bairrada, bem como acesso à compra de comida e vinhos dos produtores.

“Esperamos que a presença do Giz no grupo e no evento, bem como a inclusão do Arraial no Dia Internacional da Baga, possam trazer de novo à região aqueles que nos visitaram em edições anteriores, e sejam mais duas boas razões para aqueles que ainda não o fizeram, o façam em 2025”, afirma o grupo.

A estreia de um novo produtor, o projeto Giz de Luís Gomes

Com um passado ligado à ciência e tecnologia, bioquímico e fundador de projetos empreendedores em biotecnologia, Luís Gomes decidiu dar novo rumo à sua vida, para se dedicar a uma das suas grandes paixões – o vinho.

Após o MBA em Gestão e Marketing, seguiu-se o mestrado em Viticultura e Enologia, no Instituto Superior de Agronomia, que lhe permitiu desenvolver competências nas áreas da concepção, planeamento e gestão das melhores práticas vitícolas e enológicas, em função dos vinhos que idealiza e recria. Nasce assim o projeto a solo, em solo de natureza calcária, fazendo lembrar Giz! Detentor do Diploma da prestigiada WSET (Wine and Spirits Education Trust), o Luís Gomes foi adquirindo conhecimentos essenciais para a concretização e o sucesso do seu projeto empreendedor, que tem como foco principal a recuperação de vinhas antigas e tradicionais (evitando que sejam arrancadas) e a produção de vinhos autênticos.

“É para mim uma honra poder entrar no grupo Baga Friends, que sigo e admiro desde o primeiro dia. A casta Baga está no centro do trabalho dos vinhos Giz, pelo que faz todo o sentido juntar-me ao grupo na defesa, divulgação e promoção da casta-rainha da Bairrada. Estou muito desejoso por participar no Dia Internacional da Baga e espero poder estar com muitas pessoas apaixonadas pela casta ao longo do dia!” afirma Luís Gomes.

O local, a vinha

Provenientes dos solos calcários da Bairrada, os vinhos Giz expressam de forma única as características do solo, de onde são originários. Estes solos auxiliam na retenção da acidez natural e transmitem frescura e mineralidade. Provenientes de castas autóctones e 8 hectares de vinhas centenárias, onde predominam a Baga e a Maria Gomes, plantadas em solos pedregosos e pobres, onde a matéria-prima é escassa, mas extremamente preciosa, o compromisso do Luís Gomes com a natureza é total. O resultado são vinhos autênticos, singulares, estruturados, elegantes e complexos, cheios de individualidade e carácter.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: