25 de fevereiro, véspera da “manifestação das botas”:
– Que estás a fazer, Carlos?
– Estou a lavar esta vitela para ir amanhã à manifestação!
– Manifestação, porquê?
– Por causa do preço do leite, está muito baixo para os produtores e os custos de produção estão a aumentar.
– Mas eu pago o leite caro!
– Tem a certeza? Olhe que um litro de leite UHT meio gordo custa agora menos de metade do que custava quando aderimos à CEE. Se acompanhasse a inflação agora custava 1,20€.
– Ah, mas eu compro leite sem lactose.
– Pois, esses leites especiais são mais caros, mas é uma opção par quem tem dificuldade na digestão do leite normal…
– E aí do tanque não podia beber…
– Sim claro, tem mais gordura… e deve-se ferver primeiro.
– E também tem antibióticos…
– Antibióticos? Credo! Se encontrassem resíduos de antibiótico no tanque, até andava de lado! Não me pagavam o leite e eu ainda tinha de pagar todo o leite de outros agricultores que fosse contaminado! colhem amostras para análise em todas as vacarias, todas as vezes que carrega leite para o camião e tiram amostras em cada camião antes de descarregar na fábrica do leite (teste rápido). Se tivesse antibióticos não servia para fazer iogurtes. E depois ainda há controlos no leite embalado. O leite é dos alimentos mais analisados!
– Mas vocês injetam as vacas se estiverem doentes…
– Sim, se uma vaca estiver doente temos de tratar, segundo o conselho do veterinário. Depois o leite desses animais vai para a fossa enquanto o animal está em tratamento e durante mais alguns dias, o intervalo de segurança, enquanto houver resíduos a serem excretados. Antes de aproveitar, fazemos uma análise, colocando uma gota de leite num tubinho, a 64 graus, durante 3h15. Se o resultado for amarelo, está bom e podemos aproveitar o leite, se for azul ainda tem resíduos e temos de voltar a analisar no dia seguinte até ter a certeza que está bom. Mesmo na agricultura biológica também utilizam antibióticos, se houver risco de vida para o animal e nesse caso aumentam o tal intervalo de segurança.
Pode beber qualquer leite descansada que não tem resíduos de antibióticos!
#carlosnevesagricultor
O artigo foi publicado originalmente em Carlos Neves Agricultor.